Tornar a rotina corrida mais saudável é sempre um desafio. E é por isso que existem tipos de suco de uva que se adequam a cada necessidade. Saiba diferenciar!
Ele é saboroso, tem uma cor que chama a atenção e ainda oferece muitos benefícios a nossa saúde. O suco de uva é uma das bebidas mais completas do mercado e em um único copo estão presentes vários nutrientes benéficos para o corpo. Mas, você já conhece os tipos de suco de uva disponíveis?
É que nem todo suco que diz ser de uva realmente o é. Por isso, neste post, além de apresentarmos as vantagens dessa deliciosa bebida, iremos explicar qual a diferença entre suas versões. Dessa forma, ficará muito mais fácil identificar a melhor opção para a sua saúde.
Boa leitura!
Conheça os tipos de suco de uva
Suco de uva 100%
Não é sempre que a gente encontra a fruta fresquinha para fazer um suco, não é mesmo? Sem falar que, com a correria do dia a dia, fica difícil parar as atividades que estamos fazendo para bater a uva, coar e depois lavar o liquidificador.
Nessa situação, uma opção saudável e muito nutritiva é recorrer ao suco de uva 100%, produzido apenas com a polpa da fruta. Esse é um dos tipos de suco de uva que não possui conservantes, aditivos e açúcar. É produzido com a fruta e nada mais.
No caso do suco de uva, sua composição é a mais próxima do vinho. Ou seja, você vai ter todas as propriedades funcionais da uva, mas sem precisar beber algo alcoólico.
Néctar
O néctar tem em sua composição entre 20% e 50% da polpa da fruta. Ou seja, para completar a quantidade da bebida são utilizados água e açúcar. Alguns possuem também corantes, conservantes e outros aditivos para corrigir o sabor.
Orgânico
O suco de uva orgânico é feito com a fruta cultivada sem defensivos agrícolas. Ele pode ser 100% uva (como é o caso do suco da Vinícola Aliança) ou néctar.
O suco de uva orgânico Aliança, por exemplo, é produzido a partir das variedades Isabel e Bordô. Ele não tem adição de água, açúcar e é livre de defensivos agrícolas e conservantes.
O suco recebe todo o cuidado desde o vinhedo até o envase. Todas as etapas de produção e elaboração são testadas, registradas e certificadas através de rigorosas análises realizadas pela Ecocert Brasil, que visa garantir a pureza de um produto verdadeiramente orgânico.
Sobre a Ecocert Brasil
Agora que você já viu sobre os tipos de suco de uva, entenda o que garante a qualidade dessas bebidas.
A Ecocert é uma entidade de inspeção e certificação de produtos com base no respeito ao meio ambiente. A organização foi fundada por engenheiros agrônomos na França em 1991.
O objetivo foi de contribuir com a construção de um sistema agrícola que considerasse, acima de tudo, questões de sustentabilidade e também reconhecer produtores que têm como princípio essa preocupação.
Após 30 anos, a instituição segue liderando a atuação do mercado orgânico e garantindo a implementação e promoção de práticas sustentáveis. Isso é feito por meio de treinamentos, auditoria e selo de certificação, serviços que permitem à Ecocert conquistar a confiança de profissionais e também consumidores.
A Ecocert é considerada líder global no que diz respeito aos selos de produtos sustentáveis, sendo referência no mundo todo nesse ramo de certificação de itens que respeitam o meio ambiente. Aliás, para isso, consideram:
-
Uso responsável de energia disponível;
-
Uso responsável dos recursos naturais, como água, ar e fertilidade do solo;
-
Setores socialmente responsáveis;
-
Qualidade e segurança do produto.
Nesse sentido, em 2001 a Ecocert chegou ao Brasil e a partir daí passou a ser forte aliada do desenvolvimento orgânico do país. Isso impactou na qualidade dos produtos e também proporcionou um maior reconhecimento dos milhares de produtores brasileiros sustentáveis.
Inclusive, 10 anos depois, a entidade era vista como uma das pioneiras certificadoras credenciadas ao Ministério da Agricultura (MAPA). Esse momento foi marcado por sua atuação ao garantir o selo de qualidade orgânica conforme a Norma Brasileira de Orgânicos (Lei 10831/03).
E a organização segue atuando fortemente nesse segmento, garantindo que os produtos tenham as normas cumpridas rigorosamente ao receberem o selo, como o suco de uva orgânico da Aliança, e que produtores sejam reconhecidos por isso.
Tipos de suco de uva e seus benefícios para o corpo
A busca por uma vida mais saudável vem aumentando a procura por tipos de suco de uva nas prateleiras dos supermercados. E isso não é apenas uma coincidência: o suco de uva é uma bebida que oferece vários benefícios para a saúde.
Em um copo de suco podemos encontrar:
Água: compõe a maior parte da fruta, sendo extraída do solo pelas raízes e armazenadas nos bagos;
Açúcar natural da fruta: os principais açúcares são a glicose e a frutose – facilmente digeridos pelo nosso organismo;
Ácidos orgânicos: são responsáveis pelo sabor ácido da fruta e têm o poder bactericida no corpo;
Compostos fenólicos: encarregados pela cor do suco de uva tinto, incluindo também o tanino;
Minerais: contém potássio, magnésio, manganês, cálcio, sódio, ferro, fosfatos, sulfatos e cloretos. No corpo humano, os minerais estão presentes na estrutura dos ossos, do sangue e dos nervos;
Pectina: fibra solúvel com poder gelificante; contribui para a viscosidade dos tipos de suco de uva.
Substâncias nitrogenadas: são importante fonte de aminoácidos e suprem as necessidades diárias desse nutriente;
Vitaminas: complexo B (tiamina, riboflavina, niacina e Inositol) e ácido ascórbico (vitamina C).
Todas essas substâncias estão naturalmente presentes na casca da uva e são mantidas durante a produção da bebida.
Além disso, o suco de uva favorece o sistema imunológico e as funções hepáticas, ajuda a perder peso e é um antidepressivo natural. Mas, os seus benefícios não param por aí. Confira:
É amigo do coração
O consumo dos tipos de suco de uva pode ajudar a reduzir o colesterol ruim (HDL), além de atuar na circulação do sangue. Seus fitonutrientes também contribuem para controlar a pressão arterial, prevenindo doenças ligadas ao coração como infarto e derrame, por exemplo.
Deixa sua pele mais bonita
Os antioxidantes presentes na uva ajudam a manter a pele jovem e bonita por mais tempo. Isso ocorre porque esses agentes previnem o envelhecimento das células, responsáveis por causar rugas e marcas de expressão que aparecem conforme a idade.
A uva favorece também as funções hepáticas (do fígado) e ajuda a acelerar o metabolismo, reduzindo o ácido úrico (substância produzida pelo organismo e que causa fadiga). Ah, ela também tem poder alcalinizante e é indicada para pessoas que consomem carne em excesso.
Contribui para prevenir o câncer
Quando aliado a uma dieta saudável, o consumo regular de suco de uva pode ajudar a prevenir o câncer de mama e de cólon. Isso ocorre porque os fitonutrientes e antioxidantes da uva contribuem para a diminuição do desenvolvimento das células cancerígenas.
Beneficia a memória
Os antioxidantes presentes na uva, em especial o resveratrol, auxiliam diretamente o nosso cérebro. Eles são capazes de reforçar a atividade cerebral, aumentando a capacidade cognitiva e prevenindo dessa maneira o Mal de Alzheimer, por exemplo.
Reduz a enxaqueca
Os tipos de suco de uva também são excelentes para combater aquelas dores de cabeça insistentes, principalmente para as mulheres durante o período menstrual. O motivo disso é que os nutrientes da fruta ajudam a transportar o oxigênio para as células, reduzindo as crises.
Mantém os olhos saudáveis
Os antioxidantes presentes na uva contribuem para manter os olhos saudáveis, pois diminuem os riscos de oxidação e perda da visão. O consumo do suco de uva também auxilia na prevenção da degeneração macular e da catarata.
A vantagem dos tipos de suco de uva é que ele pode ser consumido pela maioria da população. A quantidade indicada é de um copo por dia (200 a 300 ml).
Gostou de saber quantos benefícios o suco de uva proporciona ao nosso corpo? Então, é hora de ir ao mercado!
O problema é que a quantidade de opções disponíveis na prateleira pode confundir mais do que ajudar na escolha do suco. É por isso que a Vinícola Aliança quer auxiliar você a entender as diferenças entre os sucos de uva.
Você sabia, inclusive, que existe um decreto que estabelece a classificação de bebidas não alcoólicas? Estamos falando do Decreto n° 6.871 de 2009, feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A definição de suco, segundo o artigo, é uma bebida não fermentada feita a partir de uma fruta, ou mesmo de um vegetal. Além disso, não é concentrada e não diluída que pode, ou não, ter adição de açúcar.
Características das uvas Isabel e Bordô
A uva Isabel, utilizada nos tipos de suco de uva Aliança, é o tipo mais plantado no Brasil, ocupando quase metade das videiras. Seu nome é em homenagem à americana Isabella Gibbs, que iniciou o cultivo da fruta nos Estados Unidos no início do século 19.
Por ser uma uva com bom potencial de produção de açúcar, é excelente para a fabricação de geleias, sucos e vinhos, mas também pode ser consumida in natura.
Seu cacho é pequeno, sendo bastante frágil no transporte. Além disso, em determinado período do ano, ela perde todas as suas folhas.
Outra uva utilizada nos sucos Aliança é a Bordô. De origem americana, chegou ao Brasil em 1872 com o destino para consumo de mesa e fabricação de vinhos. Atualmente, é cultivada em todo o país, sendo uma das variedades mais importantes nas videiras do Rio Grande do Sul e na região Nordeste.
Sua fácil adaptação a diversas condições climáticas e resistência a doenças fúngicas contribuíram para sua expansão, já que é facilmente cultivada.
A uva Bordô tem cor intensa, em tons de violeta. Seu gosto também é marcante, apresentando inclusive uma sensação de amargor na boca. Por isso, é incomum seu consumo in natura, sendo mais utilizada na produção de tipos de suco de uva e vinhos.
O equilíbrio entre o teor de açúcar e acidez é que faz um suco de uva ser de boa qualidade. Os sucos de origem europeia, por exemplo, são neutros. Já os elaborados a partir de uvas americanas, como é o caso da Isabel, são muito ricos em aromas e sabor.
Por essa razão, os sucos produzidos no Brasil são tão apreciados, pois apresentam o equilíbrio perfeito para a bebida.
Por conter diversas vitaminas e minerais, os tipos de suco de uva são uma ótima opção para pessoas de qualquer idade, que desejam um estilo de vida mais saudável. É só escolher o seu tipo preferido e se deliciar!
Ah, e para ajudar você a consumir o melhor suco de uva, temos algumas dicas:
Fique de olho na marca: compre de vinícolas conhecidas, não levando em conta apenas o preço. Isso porque para produzir uma bebida de qualidade, e dentro das normas estabelecidas, as empresas devem seguir uma série de requisitos. Por isso, para levar o melhor para sua casa, o indicado é comprar produtos de marcas confiáveis.
Leia o rótulo atentamente: ele pode dizer muito sobre qual o tipo de suco de uva que você deseja tomar. Procure informações como:
-
data de fabricação;
-
prazo de validade;
-
composição;
-
peso líquido;
-
origem do produto;
-
restrições alimentares – se houver alguma.
Lacre não pode ser violado: avalie o estado da tampa, verificando se está firme, sem sinais de violação ou indício de ferrugens.
Consumo de tipos de suco de uva no Brasil
Os tipos de suco de uva conquistam mais adeptos a cada ano. De 2004 para cá percebeu-se um aumento em escala exponencial. Muito disso se deve ao fato de o consumidor estar buscando produtos mais saudáveis, se atentando mais aos rótulos e composição deles. Mesmo que pague um pouco mais, ele escolhe algo de maior qualidade para beber.
Um exemplo disso está na quantidade de uvas processadas para suco. Em 2004, 78% da fruta produzida no Rio Grande do Sul viravam vinho e apenas 22% eram transformadas em suco. Hoje, essa porcentagem já inverteu, no caso das uvas americanas e híbridas - para o suco vão 54% da colheita e para o vinho 46%.
Em uma década – 2008 a 2018 – as vinícolas gaúchas mais do que dobraram as vendas do suco de uva. A quantidade de litros comercializados passou de 123 milhões para 282 milhões anuais, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Isso significa que houve uma expansão de 128% no período. Essa é a versão campeã em vendas em relação aos diferentes tipos de suco de uva.
Mais recentemente, o Comunicado Técnico “Vitivinicultura brasileira: panorama 2019”, da Embrapa, evidenciou dados do IBGE de 2020 sobre o total de videiras no Brasil. O resultado considerou o período de 2016 a 2019 e o número chegou a 75.731 áreas cultivadas.
Inclusive, em 2019, a produção de uvas no país foi de 1.445.705 toneladas, sendo a região Nordeste a segunda maior no cultivo da fruta no ano, chegando a 34,46% da fabricação nacional. A região que garante o primeiro lugar ainda é a gaúcha.
O Rio Grande do Sul é responsável por produzir 90% de todos os tipos de suco de uva do país, sendo que a maioria das fábricas está localizada na região serrana. Uma delas é a Nova Aliança, na cidade de Flores da Cunha. Em 2018, a Cooperativa produziu em torno de 23 milhões de litros da bebida de uva, responsável por 60% da produção e 60% do faturamento dela.
Já em 2019, a produção de vinhos, sucos e derivados no estado gaúcho foi de 508,74 milhões de litros e a comercialização sofreu incremento de 7,7% em comparação ao ano de 2018, totalizando 510,75 milhões de litros de vinhos e suco de uva vendidos. Além disso, o montante financeiro movimentado pelo setor vitivinícola brasileiro, no ano de 2019, em relação ao suco de uva natural foi superior a 2 bilhões.
Os principais destinos dessa bebida em solo gaúcho são as regiões Sul e Sudeste. Porém, a expectativa dos produtores é que a comercialização se expanda para outros lugares, como o Norte e Nordeste. O consumo dos tipos de suco de uva no Brasil não chega a meio litro por pessoa. Ou seja, ainda existem muitos paladares a ser conquistados.
Conheça o suco de uva Aliança feito com os melhores ingredientes
Os tipos de suco de uva da Vinícola Aliança são elaborados a partir da colheita dos melhores cachos. O processamento ocorre dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade.
Para se ter uma ideia da capacidade de produção, a Cooperativa possui uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva da América Latina. Em seu prédio, com 24 mil metros quadrados, é possível processar até 60 milhões de quilos de uva por ano.
Com quase 90 anos de história, e cerca de 700 famílias associadas, a Nova Aliança utiliza os melhores ingredientes para contribuir com a saúde da sua família.
Sua linha de tipos de suco de uva é feita somente com a fruta, sem adição de açúcar e conservantes. Dessa maneira, mantém as vitaminas e elementos naturais da uva - que são tão benéficos ao nosso corpo.
Portanto, se você ainda não conhece os sucos de uva Aliança e está em busca do produto com melhor qualidade para inserir na sua rotina, conheça o site oficial da Vinícola, visite a loja e escolha o que melhor se adequar às suas necessidades!