Aumentar a imunidade: veja 10 dicas para manter uma boa saúde!

Aumentar a imunidade: veja 10 dicas para manter uma boa saúde!

Nunca foi tão urgente entender como aumentar a imunidade. Com a crise na saúde pública, tornou-se pauta em discussões e notícias formas de combate a bactérias e vírus. Com isso, proteger nosso organismo se mostrou ainda mais relevante, uma vez que, sem a imunidade, ficamos vulneráveis a doenças e contágios.

 

No dia a dia, estamos sempre expostos a todo e qualquer tipo de agentes causadores de infecções e doenças. E caso nosso organismo não esteja fortalecido com nutrientes e vitaminas, estaremos mais sujeitos a adoecer. Ou seja, aumentar a imunidade é uma forma de permitir que nosso próprio sistema se defenda dos ataques externos.

 

Por exemplo, se você está com sintomas como febre, cansaço, diarréias e vômitos, pode ter sido contagiado com um resfriado. Isso quer dizer que seu organismo se encontra vulnerável a contrair problemas de saúde. Ou seja, sua imunidade está baixa.

 

Mas, você sabe como melhorar isso? Conhece os alimentos indicados para fortalecer o seu organismo? Não se preocupe. Selecionamos aqui, neste texto, tudo o que você precisa saber para aumentar a imunidade! Confira:

 

O que é a imunidade?

 

O termo “imunidade” vem da imunologia, que significa um conjunto de mecanismos com o objetivo de proteção do organismo. Ou seja, trata-se de uma defesa contra elementos e ataques estranhos, como os agentes patogênicos. Estes, por sua vez, são os causadores de doenças e infecções. 

 

Para que nosso corpo permaneça saudável e nosso sistema consiga se defender dessas substâncias infecciosas, a imunidade entra em cena. O sistema imunológico é o responsável por esse processo. Seu objetivo é justamente equilibrar e manter o bom funcionamento do organismo.

 

Mas, você sabia que há a imunidade inata e a imunidade adquirida? Como o próprio nome já diz, a imunidade “inata” é aquela que nosso organismo constrói, ou seja, está presente em pessoas que são saudáveis e, por isso, protegidas. 

 

Já a imunidade “adquirida” é quando um agente invasor já infectou o organismo e é preciso combatê-lo com uma imunidade específica.

 

Nesse último quadro, a pessoa já adoeceu e torna-se urgente a necessidade de combate das substâncias estranhas que a infectou. Muitas vezes, é preciso da contribuição de medicamento para que o sistema de defesa se recupere totalmente. Por isso, é importante manter-se protegido e aumentar a imunidade.

 

Qual a sua importância no organismo?

 

No contexto atual em que a crise na saúde pública intensificou a preocupação e a possibilidade de contágio do novo coronavírus, Covid-19, falar sobre como aumentar a imunidade é ainda mais relevante. 

 

Embora o sistema imunológico não seja capaz de se tornar imune a esse tipo de vírus especificamente, é preciso estar fortalecido para que consiga combatê-lo em caso de contágio. Portanto, é crucial entender como o organismo pode reagir a ataques de agentes causadores de doenças e qual a importância de aumentar a imunidade.

 

E isso se dá justamente em manter o sistema imunológico com a possibilidade de combate aos ataques infecciosos. Isso porque o nosso sistema de proteção desencadeia sua atuação por meio da ação de células de defesa.

 

Além disso, é por meio dele que criamos os famosos anticorpos. Estes, por sua vez, são as proteínas que atuam junto à imunidade. Ou seja, se invasores externos têm seus agentes causadores de doenças, nosso organismo possui sua “frente de combate” a eles, que são os anticorpos, os defensores do organismo.

 

Logo, aumentar a imunidade é dar aos nossos agentes defensores, os anticorpos, a força necessária para nos defender desses ataques bacterianos e virais.

 

Quais os sintomas da imunidade baixa?

 

Você muito provavelmente já teve sintomas da imunidade baixa. Isso porque, embora saibamos da necessidade de cuidar da saúde, nem sempre é o que priorizamos. Com o dia a dia tão corrido, torna-se difícil parar para pensar em como nosso corpo está reagindo à substância que não vemos.

 

A imunidade baixa é classificada como uma disfunção imunológica, que é quando o organismo está vulnerável a infecções. Quando isso ocorre, há um desequilíbrio no sistema imunológico e, dessa forma, ele pode não conseguir se defender. 

 

É importante saber que muitas vezes não percebemos que estamos com nosso sistema de defesa fraco. Por isso, veja os sintomas da imunidade baixa:

 

  • estar sempre gripado ou com resfriados;

  • sentir excessivos cansaços diariamente;

  • ter febres, calafrios e vômitos;

  • diarreia e náuseas;

  • apresentar infecções com frequência.

 

Como aumentar a imunidade e manter-se saudável?

 

Alimentação adequada 

 

Uma alimentação balanceada é ideal para aumentar a imunidade e manter-se saudável. Isso porque é possível encontrar vários alimentos naturais que são ótima fonte de nutrientes e ricos em vitaminas, por exemplo. O ideal é equilibrar o que você consome para que não falte nenhuma substância.

 

Desse modo, combine alimentos para ingerir corretamente vitaminas e nutrientes e tenha uma alimentação adequada que vai contribuir com o seu sistema imunológico. Lembrando que consumir comidas processadas e calóricas, como frituras, não trazem muitos benefícios nutritivos à saúde. Na verdade, pode ser prejudicial.

 

Para ajudar você a entender mais sobre a alimentação adequada para aumentar a imunidade, separamos alguns alimentos que são muito indicados para isso. Confira:

 

  • sucos: os líquidos são cruciais para nos manter hidratados. Os sucos naturais são líquidos excelentes para aumentar a imunidade, visto que são feitos de frutas, como a uva, que tem ação anti-inflamatória e antimicrobiana;

  • gengibre: o gengibre é antioxidante e possui ação antibacteriana;

  • alho: o alho possui alicina, que é um componente estimulante do sistema imunológico;

  • frutas: assim como a uva, há outras frutas que contribuem para aumentar a imunidade, como as cítricas: laranja, limão, acerola, kiwi, que possuem vitamina C;

  • sementes de girassol: as sementes de girassol são ricas em vitamina E e indicadas para prevenir substâncias tóxicas;

  • iogurte: iogurtes naturais possuem micro-organismos defensores do sistema imunológico;

  • pimenta e cenoura: quando juntas, a pimenta e a cenoura são capazes de aumentar a imunidade e fortalecer o organismo contra infecções, pois são fontes de betacaroteno, que se transformam em vitamina A;

  • fontes de zinco: feijão, grão de bico, ervilha, carne, cereais integrais, sementes são ricos em zinco e, por isso, ajudam a aumentar a imunidade.

 

Dormir bem

 

É muito importante também priorizar o sono quando o que você busca é aumentar a imunidade. Isso porque dormir bem é uma ação que o corpo precisa para se restabelecer e descansar. Quando você o priva dessa necessidade, a falta de sono pode se tornar um dos principais fatores da imunidade baixa.

 

Ou seja, dormir bem e ter uma boa noite de sono é uma forma de se prevenir e repor as energias. O mais indicado é que você consiga descansar com qualidade e por volta de 6 a 8 horas por noite.

 

Cuidado com o estresse

 

Outro ponto importante é, sem dúvida, se manter longe de situações estressantes. Isso porque o estresse em excesso aumenta as suas chances de não dormir bem e ainda pode ser responsável por deixar a sua imunidade baixa. 

 

Acontece que, quando estamos em estado de tensão, as células do nosso corpo não funcionam corretamente. Dessa forma, brechas se abrem para que doenças e infecções se alojem em nosso organismo. Além de que inúmeras doenças podem ser agravadas pelo estresse, como: depressão, problemas cardiovasculares e transtornos alimentares.

 

Hidratação

 

Se estamos falando sobre aumentar a imunidade, claro que a hidratação correta não poderia faltar na lista de obrigações. E isso significa dizer que não se trata de beber água apenas quando a sede bater, mas controlar o quanto faz isso por dia. 

 

Para se manter bem hidratado é preciso consumir, no mínimo, dois litros de água por dia. No entanto, isso vai variar de acordo com o peso da pessoa, a idade, clima e temperatura do ambiente em que se vive. E atenção redobrada para quem pratica muito exercício, uma vez que a atividade provoca a perda de líquidos.

 

Cuidar com a falta ou excesso de exercícios

 

Por falar em exercícios físicos, você sabia que é preciso controlar o tempo das atividades? Treinar regularmente é muito importante para aumentar a imunidade, isso é fato. No entanto, tudo em excesso acaba sendo prejudicial. 

 

Quando você pratica exercício físico está também agredindo o organismo por causa de tanto movimento pesado e repetitivo. Essas atividades são também um condicionamento de combate, mas geram um tipo de inflamação.

 

Então, quando o corpo é submetido a um nível prolongado, pesado e excessivo desse tipo de atividade, há muito estresse no corpo, o que gera, como vimos, uma queda na imunidade. Por isso, saiba controlar o tempo que você pratica exercício sem descanso.

 

Alimentos industrializados

 

O consumo excessivo de fast-food e alimentos altamente calóricos são determinantes no ganho de peso. Além disso, eles aumentam os riscos de desenvolver problemas de saúde, o que também afeta a imunidade.

 

Um estudo do Nutricion Journal confirmou que o excesso dessas substâncias no corpo causa uma inflamação no organismo e diminui as chances de defesa do sistema imunológico.

 

Então, a alimentação saudável é justamente para evitar que sua saúde seja atacada. Quando você consome esse tipo de alimento, deixa de comer os que são ricos em vitaminas e nutrientes e que seriam ideais para aumentar a imunidade.

 

Cigarro

 

O fumo é uma fonte de prejuízos para seu corpo. Além de não trazer benefícios, o tabagismo possui substâncias inflamatórias que são liberadas quando inaladas. Essas substâncias fazem com que o sistema imunológico trabalhe mais. 

 

E qual o problema disso? A questão é que se nossas frentes defensoras estão tão ocupadas tentando combater esses componentes ruins do cigarro, podem não ter forças suficientes para proteger o organismo de outros ataques, como vírus e bactérias.

 

Além disso, o tabagismo causa alterações na função mucociliar, que é composta por muco e células com cílios. Ela é responsável por eliminar germes e substâncias sujas que entram em nosso corpo quando respiramos. Isso pode nos deixar mais vulneráveis ao aparecimento de doenças.

 

Tomar sol

 

Sem dúvida, você já ouviu falar que um bom banho de sol diariamente pode melhorar sua qualidade de vida, certo? Isso porque os raios solares são uma fonte de vitamina D, o que, claro, ajuda a aumentar a imunidade. A vitamina D age diretamente no sistema imunológico e fortalece o corpo.

 

No entanto, tomar sol não significa permanecer diante dos raios solares indiscriminadamente. O contato com o sol deve ser diário, porém com moderação, porque ficar exposto por períodos longos é prejudicial ao invés de benéfico. 

 

Além disso, evite horários em que o sol está muito intenso. Os horários recomendados são antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas.

 

Cuidado com o uso indiscriminado de medicamentos

 

É bastante comum que muitos tenham aquele comprimidinho específico para cada dor que vai surgindo no dia a dia, certo? Embora possa parecer que você está fazendo bem a si próprio por se medicar e eliminar dores, isso é um erro. 

 

Primeiro que é preciso sempre estar checando a sua saúde, então se uma dor é persistente, deve consultar um médico e realizar um tratamento gradual. Segundo que remédios usados indiscriminadamente acabam afetando os anticorpos e, consequentemente, reduzem as chances de aumentar a imunidade.

 

Por exemplo, antibióticos usados inadequadamente prejudicam o sistema imunológico ao ajudar na resistência de algumas bactérias. É por isso também que ele é um remédio controlado, atualmente. Ou seja, não aproveitem remédios que sobraram de tratamentos e não tomem comprimidos sem prescrição médica.

Atenção às vitaminas adequadas

 

Focar em formas de aumentar a imunidade é saber o que consumir. Não basta sair descontroladamente comendo e bebendo tudo que é saudável sem que haja um controle disso. O corpo precisa ser sustentado de modo uniforme de vários nutrientes e vitaminas, por isso saiba equilibrar o que você escolhe para se alimentar.

 

Para ajudar o sistema imunológico, aposte em opções que tragam benefício para seu organismo, como:

 

  • Vitamina C:

Essa é a vitamina mais conhecida popularmente. Isso porque ela está presente em várias frutas cítricas, como a laranja. É uma excelente opção para fortalecer as frentes defensoras do organismo e também é indicada para prevenir e combater gripes e resfriados. 

 

A vitamina C contribui com o metabolismo e protege o sistema de proteção por meio da síntese de anticorpos. Isso ajuda a combater inflamações e infecções causadas por agentes de doenças, como vírus, fungos e bactérias.

 

  • Vitamina D:

Já a vitamina D é popularmente conhecida por estar presente nos raios solares, nossa maior fonte desse benefício. Ela é capaz de aumentar a imunidade e prevenir o surgimento de infecções, junto à sua ação imunomoduladora.

 

  • Ômega 3:

O ômega 3 é um tipo de gordura boa que tem função de contribuir com a produção de células brancas, que identificam e eliminam agentes infecciosos. Ou seja, também é muito eficaz para aumentar a imunidade e proteger o organismo.

 

  • Zinco:

O zinco é um dos principais minerais responsáveis por aumentar a imunidade do corpo. Ele faz parte do sistema imunológico e a sua ausência provoca desnivelamento e reduz as células que defendem o organismo.

 

Como a uva pode ajudar?

Por fim, agora que você já entendeu como aumentar a imunidade, que tal um bônus? Você sabia que a uva pode ser grande aliada da sua saúde? Além de ser deliciosa, as uvas roxas podem fortalecer o sistema imunológico. 

 

Isso acontece por causa do resveratrol, que age junto à vitamina D, contribuindo com as defesas naturais do sistema de proteção. Essa evidência foi estudada pela Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos.

 

A pesquisa mostrou que o resveratrol aumentou a expressão do gene CAMP (catelicidina presente nos humanos). Esse gene se liga diretamente às funções de imunidade do organismo. Além disso, outras pesquisas já haviam indicado as uvas roxas, que contém o resveratrol, como potencial cardioprotetor e anti-inflamatório.

 

As frutas, no geral, contribuem e muito para uma alimentação saudável e balanceada por serem ricas em vitaminas. Mas, muitas vezes, você pode consumir um suco de uva natural e não se atentar aos benefícios.

 

Além desses que citamos, as propriedades do resveratrol, presentes na uva, previnem doenças crônicas e até mesmo o agravamento desses quadros, indicou um estudo feito pelo Nutrients. Isso acontece por meio de sua função imunológica. E tem mais, o resveratrol:

 

  • controla a imunidade;

  • interfere na regulação de células defensoras do organismo;

  • possui função anti-inflamatória e antimicrobiana;

  • suprime a expressão de agentes receptores do tipo toll (TLR);

  • tem atividade antioxidante;

  • possui potencial terapêutico contra o câncer de leucemia celular;

  • inibe o avanço do câncer de pulmão;

  • pode aumentar a longevidade.

 

Por fim, é muito importante prestar atenção na saúde e usar essas dicas no dia a dia para aumentar a imunidade. No entanto, vale lembrar que é necessário procurar um médico caso sinta alguma indisposição. Essas dicas não devem substituir nenhum tratamento sem acompanhamento médico.


Agora que você já entendeu isso e viu que a uva é uma aliada na sua meta de aumentar a imunidade, que tal conhecer os sucos da Vinícola Aliança?