Hábitos de vida saudável: veja 15 perfis para seguir no Instagram!

Hábitos de vida saudável: veja 15 perfis para seguir no Instagram!

Procurando dicas de como manter hábitos de vida saudável? Acabou de encontrar! Confira aqui informações necessárias para isso e conheça perfis inspiradores!

 

Cada vez mais tem-se falado sobre a importância de melhorar e adotar cuidados com a saúde física e emocional, certo? Com as muitas obrigações a cumprir todos os dias, das quais não podemos fugir, pode ser um pouco difícil desenvolver hábitos de vida saudável.

 

Dessa forma, quadros de estresse e muito desgaste podem ser desencadeados, o que prejudica muito a saúde e gera frustração. Pensando nisso, as pessoas têm buscado cada vez mais meios e dicas de como se manter saudável.

 

Nesse sentido, a internet tem sido uma fiel companheira, uma vez que permite acompanhar perfis de pessoas que podem inspirar e influenciar beneficamente.

 

E é exatamente sobre isso que vamos falar neste texto. Acompanhe e descubra dicas de como manter hábitos de vida saudável e veja perfis de pessoas incríveis para acompanhar no Instagram!

 

Dicas de como manter hábitos de vida saudável

 

 

É fato que o dia a dia de trabalho, estudos, afazeres domésticos, controle financeiro, contas a pagar, problemas a resolver fazem com que as pessoas sintam o peso do cotidiano. E isso, em algum momento, acaba por prejudicar a nossa produtividade profissional e também afeta questões do nosso emocional.

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apontou que a concessão de auxílio-doença por problemas de ansiedade subiu para 17% em 4 anos. E você sabia que mais de 75 mil brasileiros foram afastados do emprego por causa da depressão? Por isso, transformar seus hábitos e obter mais bem-estar e saúde nunca foi tão urgente.

 

Abaixo, veja as dicas do que você pode fazer para adotar melhores hábitos de vida saudável!

 

Praticar atividades físicas

 

Praticar atividades físicas é, sem dúvida, a maior recomendação para quem quer adotar hábitos de vida saudável. Isso porque a própria movimentação corporal já é grande aliada da qualidade de vida. Além de prevenir doenças e descarregar adrenalina, ainda é agregadora do bem-estar.

 

Se você é do tipo que trabalha constantemente e incansavelmente, praticar alguma atividade física vai transformar sua rotina em algo mais agradável. E para não correr o risco de desistências, não comece com algo extraordinário. Pode iniciar fazendo algo mais leve, como caminhadas ao ar livre e passeios de bicicleta.

 

Mas, não esqueça de fazer um pouco semanalmente, uma ou duas vezes. Afinal, é importante que se torne um hábito.

 

Dormir bem

 

Aliado às maiores recomendações de quem procura criar hábitos de vida saudável está o sono. Mais especificamente, o bom sono. Dormir bem e ter um sono tranquilo são necessidades cruciais para todos, principalmente para quem tem o dia corrido e cheio.

 

No entanto, além de ser essencial para enfrentar um dia cheio de trabalho em que você precisa ter disposição e energia, o sono é necessário para uma vida saudável. Isso porque dormir mal é muito prejudicial, conforme apontam vários estudos científicos.

 

Por exemplo, uma noite mal dormida pode acarretar em falta de atenção, enfraquecimento do sistema imunológico, emoções fora de controle, prejuízo à memória e ainda aumenta os riscos de desenvolver doenças como derrame cerebral, câncer, doenças cardíacas e obesidade.

 

Alimentação saudável

 

O que você come pode determinar todo o seu dia, uma vez que é a alimentação que controla o seu nível de energia. A forma como nos alimentamos influencia as nossas relações sociais e todas as atividades que fazemos.

 

Sabemos também que, muitas vezes, justamente por falta de tempo e com o dia a dia corrido, torna-se mais difícil pensar em melhorar a alimentação. Ainda mais quando há inúmeros produtos processados que acabam por difundir a praticidade.

 

No entanto, além de influenciar no baixo rendimento da produtividade diária, a má alimentação pode trazer vários problemas de saúde. Por exemplo, se você não se alimenta com um cardápio variado, que agrega nutrientes necessários, poderá desenvolver carência nutritiva. E isso pode gerar doenças.

 

Ou seja, é necessário saber a importância de tomar um bom café da manhã, de variar o cardápio com nutrientes e pequenas porções durante o dia. Além disso, procure priorizar alimentos orgânicos e frescos. 

 

Por falar em alimentos orgânicos e café da manhã, destacamos o suco de uva como aliado da sua saúde. Além de ser uma bebida deliciosa e saudável, também fortalece e limpa o organismo. E se você tomar um copo diário de suco de uva conseguirá aumentar a ação anti-inflamatória e a antimicrobiana do corpo.

 

Fazer terapia

 

Outra prática que pode melhorar e muito a sua qualidade de vida é a terapia. Existem vários tipos de terapia, algumas focadas no psicológico e comportamento, outras direcionadas à espiritualidade. Basta que você procure a que melhor se adequar à sua necessidade.

 

O fato é que fazer terapia vai proporcionar momentos de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Além disso, poderá proporcionar a solução de conflitos, mudanças de atitudes e hábitos ruins e melhorar a saúde mental.

 

Meditação

 

Por falar em terapia, muitos consideram a meditação como uma opção. Vários estudos já comprovaram que meditar alivia o estresse, auxilia em tratamentos de dores, ajuda na digestão e até mesmo contribui para quadros de hipertensão.

 

Sem contar que, claro, meditar proporciona maior qualidade de vida, pois é considerada uma prática curativa e terapêutica. A meditação insere o sujeito em uma atmosfera de observação e quietude, na qual os sentidos é que são usados, como o olfato e a audição.

 

A técnica mindfulness é uma indicação para quem quer meditar, pois ajuda a aquietar a mente e melhora o foco e a concentração. Além disso, proporciona o relaxamento do corpo e ajuda a desenvolver maior autodisciplina e autoestima.

 

Cultivar laços sociais positivos

 

Talvez você não tenha considerado que para ter hábitos de vida saudável precisará focar também em suas relações com o próximo. No entanto, isso é muito importante, uma vez que manter bons relacionamentos podem beneficiar várias áreas da sua vida.

 

Se você cultiva bons laços sociais no seu ambiente de serviço, terá uma rede de pessoas com quem se sente bem. Relacionamentos amorosos, amizades, família, colegas de trabalho, entre outros, são cruciais para nos proporcionar bem-estar. Mas, para isso, é preciso que você se sinta confortável ao redor deles.

 

Por isso, passe a cultivar mais esses períodos em que está cercado de pessoas com quem convive. Priorize esses momentos em que pode compartilhar propósitos em comum e realizar atividades de lazer junto com quem faz bem a você.

 

Alongamentos durante o dia

 

Quando você trabalha todos os dias e fica na mesma posição por longas horas, graves problemas físicos podem surgir. Isso porque ficar sentado durante muito tempo, sem fazer nenhum movimento, pode afetar partes do corpo, como a coluna e prejudicar a circulação. Isso pode gerar problemas como obesidade, dores e fadiga.

 

Por isso, se você busca adquirir hábitos de vida saudável, comece agora mesmo a se mexer. Tem escada no seu serviço? Não suba de elevador. Pense em mudar a garrafinha de água por um copo, assim terá que ir buscar mais quando acabar.

 

Levante, gire os braços, movimente a cintura, os dedos, alongue as pernas. Mas, não fique parado, sentado, em uma mesma posição por muitas horas. Isso vai ajudar você a aliviar dores de mal jeito no corpo e ainda melhora sua qualidade de vida.

 

Fazer pausas regulares e programadas

 

Por falar em não ficar longas horas na mesma posição, não esqueça das ricas pausas durante o expediente. Sabemos que, muitas vezes, isso pode ser visto como “perda de tempo”, já que as horas passam e você precisa dar conta de tudo. No entanto, fazer pausas é, na verdade, uma forma de contribuir com sua produtividade.

 

Isso porque trabalhar muitas horas sem parar para um descanso só acaba prejudicando sua saúde. Você fica sobrecarregado e tem o nível de desempenho reduzido. Para evitar a falta de atenção e foco no ambiente de trabalho, comece a organizar melhor seu tempo para inserir pequenas pausas durante o dia.

 

Hidratação

 

E, claro, quando falamos de hábitos de vida saudável, a hidratação não pode faltar de maneira nenhuma. Além de ser importantíssima para a saúde física, beber bastante líquido durante o dia vai ajudar a repor a sua energia e proporcionar maior produtividade.

 

Por isso, crie o hábito de beber bastante água e sucos e obtenha diversos benefícios, como: maior controle da pressão sanguínea, proteção contra cãibras e do coração, melhores processos digestivos e absorção de nutrientes e vitaminas e obtenha mais consistência física.

 

Além disso, podemos citar novamente os benefícios do suco de uva como uma alternativa de manter o corpo saudável e hidratado. E você sabia que ele também contribui para uma melhor circulação sanguínea? Ou seja, tomar um copo da bebida ao dormir e ao acordar só trará vantagens para a sua saúde.

 

Cuidado com as pessoas negativas

 

Lembra que mencionamos o ato de cultivar boas relações para quem quer adotar hábitos de vida saudável? Então, isso tem tudo a ver com o afastamento de pessoas negativas. Um relacionamento negativo não faz bem a ninguém. Isso porque não há nada a ganhar com o que não acrescenta, mas, às vezes, pode ter muito a perder.

 

Infelizmente, muitas vezes, torna-se um pouco difícil gerir esses relacionamentos, uma vez que pode ser obrigatória tal convivência. Nesses casos, o ideal é manter distância e cuidar para que o incômodo não seja algo prejudicial a você.

 

Relacionamentos tóxicos que envolvam chefes e colegas de trabalho merecem atenção especial. Afinal, pode ser que você se sinta na obrigação de aceitar certas atitudes. Por isso, repense o ambiente em que você está e cuide para que isso não venha afetar sua qualidade de vida.

 

Cuidado com o multitasking

 

Sabe aquelas pessoas multitarefas? Já pensou se você é uma delas? Se procura por obter hábitos de vida saudável, sem dúvida não deve se cobrar para dar conta de multitarefas. Aliás, isso já foi até desconceituado, pois o ser humano não consegue manter total concentração em duas atividades ao mesmo tempo.

 

Então, para melhorar sua qualidade de vida, entenda que não é preciso fazer tudo e dar conta de tudo em um curto espaço de tempo. O que você precisa é ser produtivo e focado em suas tarefas, organizar seu tempo melhor e abandonar essa necessidade de fazer mais de uma ação simultaneamente.

 

Fazer exames médicos periodicamente

 

Outro ponto crucial quando se fala de hábitos de vida saudável é justamente cuidar da saúde, certo? Para isso, nada melhor do que fazer exames médicos de tempos em tempos. Além de manter melhores práticas para auxiliar na saúde, é sempre bom manter uma revisão de como vai o nosso corpo por dentro.

 

Portanto, adote o hábito de fazer aquele tão falado check-up semestral ou anual. Isso vai ajudar você a prevenir doenças e até mesmo evitar que algum possível problema que já tenha surgido, evolua para um quadro mais grave.

 

Reserve tempo para o lazer

 

Por fim, você já parou para pensar que desenvolver hábitos de vida saudável tem muito a ver com nosso tempo de lazer também? Reservar um tempo para esfriar a mente e aproveitar um pouco é crucial para renovar as energias, aliviar o estresse e estimular o bem-estar.

 

Dessa forma, procure algo que você goste de fazer e que não exija muito de você. Algo realmente para deixar você mais relaxado, tranquilo, apenas aproveitando aquele tempo. Exemplos disso são: leitura, filmes e séries, cozinhar, cultivar plantas, etc.

 

Perfis inspiradores sobre hábitos de vida saudável para seguir no Instagram

 

Agora que você já sabe como fazer para adotar hábitos de vida saudável, que tal dar uma reforçada no seu objetivo seguindo pessoas inspiradoras no Instagram?

 

Camila Guper

 

Se você busca por inspirações de musculação e alimentação saudável, o perfil da influencer Camila Guper sem dúvida é uma opção. Ela tem mais de 2 milhões de seguidores e compartilha sua rotina de treinos com vídeos curtos e postagens direcionadas.

 

Marcio Atalla

 

Marcio tem o perfil bastante interativo com dicas rápidas e postagens direcionadas a inúmeras dúvidas que podem surgir sobre hábitos de vida saudável. Atualmente, ele possui 270 mil seguidores e compartilha seus conhecimentos como educador físico e de especialização em Treinamento e Alto Rendimento e nutrição.

 

Valéria Mello

 

Valéria tem um perfil bastante diversificado, já que ela é: mãe, contadora, maratonista e apresentadora do canal “Tênis Certo”. Com mais de 200 mil seguidores, seu estilo de vida é bastante inspirador para quem busca adotar hábitos de vida saudável.

 

Inclusive, ela já correu por vários lugares incríveis. Então, se você curte esporte e um estilo de vida ativo, vai se inspirar muito.

 

Jojoca

 

Jojoca fala sobre esporte, mulheres e a vida. Atualmente, ela possui 330 mil seguidores e compartilha seu amor por hábitos de vida saudável. Além de fazer postagens descontraídas, a criadora de conteúdo digital mostra como vive seus dias ativos, com fotos inspiradoras, posts sobre seus treinos, corridas e viagens.

 

Alessandra Luglio

 

Já o perfil da Alessandra, com seus 180 mil seguidores, tem o foco no eco-consciente. Ou seja, um estilo de alimentação verde, vegana e pautada em hábitos de vida saudável. Em seu perfil, ela dá dicas de como manter uma boa alimentação baseada em vegetais, já que é nutricionista também.

 

Fernanda Scheer

 

Fernanda é especialista em nutrição integrativa e nutriendocrinologia. Para quem busca adotar hábitos de vida saudável, seu perfil com mais de 280 mil seguidores é inspirador. Nele, Fernanda transmite seu conhecimento de reeducação alimentar e dá inúmeras dicas de como manter a vida equilibrada.

 

Patrícia Davidson

 

E se você busca por melhores práticas de emagrecimento, o perfil da Patrícia com 615 mil seguidores pode ser sua inspiração. Ela é nutricionista há 20 anos e fala sobre alimentação, saúde e beleza com foco no bem-estar.

 

Sophie Deram

 

Já Sophie é autora do best-seller “O peso das dietas” e possui 119 mil seguidores. Além disso, ela é doutora pela FMUSP, com ênfase em nutrição. No seu perfil é possível encontrar inúmeros posts focados em hábitos de vida saudável e alimentação.

 

Jamile Tahim

 

Jamile também tem foco na alimentação, já que é graduada, especializada e mestranda na área da nutrição. Em seu perfil, com quase 9 mil seguidores, ela compartilha seus conhecimentos e receitas saudáveis de forma interativa.

 

Paola Nunes

 

Paola mantém o “Papo de nutri” com seus 7,5 mil seguidores. Ela é nutricionista também e tem foco na nutrição esportiva e pediátrica. Em seu perfil, ela compartilha diversas dicas sobre hábitos de vida saudável, como receitas e informações sobre alimentos.

 

Isabel Krempel

 

Também nutricionista, Isabel tem mais de 26 mil seguidores e faz consulta online para quem busca adotar hábitos de vida saudável. Além disso, ela foca em alimentação vegana, compartilhando diversas receitas e dicas de alimentos.

 

Fernanda Giarola

 

Fernanda usa sua conta para compartilhar seus conhecimentos como nutricionista. Então, se você busca saúde e qualidade de vida, poderá se deliciar com as receitas práticas e informações sobre alimentação saudável do seu perfil.

 

Bela Gil

 

Bela Gil tem mais de 1,5 milhão de seguidores e é chef de cozinha. Ela é bastante integrada ao movimento eco e compartilha suas dicas de alimentos, receitas e preparos. Além disso, propõe uma reflexão sobre nossa relação com a comida.

 

Aline Quissak

 

Aline possui 8 especializações na área de alimentação saudável e mantém seu foco na alimentação terapêutica. Em seu perfil, com mais de 145 mil seguidores, ela compartilha seus conhecimentos sobre saúde e sinergia nutricional.

 

Dicas da Nutri

 

Luiza Moulin compartilha seus hábitos de vida saudável em “Dicas da nutri”. Ela é nutricionista, pós-graduada em esportiva e estética. Ainda, oferece atendimento online e presencial e dá dicas de alimentação sobre como adotar a reeducação alimentar.

 

E aí, já está preparado para se inspirar e começar hoje mesmo a adotar hábitos de vida saudável? Melhorar a qualidade de vida nunca ficou mais fácil agora!