Cultivar um estilo de vida saudável: 17 filmes para se inspirar!

Cultivar um estilo de vida saudável: 17 filmes para se inspirar!

Não consegue cultivar um estilo de vida saudável com boa alimentação e exercícios na correria do dia a dia ? Não mais! Vamos ajudar você com isso agora mesmo!

 

Cultivar um estilo de vida saudável tem se tornado prioridade na vida de muitas pessoas. Seja com o propósito de aumentar a longevidade, melhorar a qualidade de vida ou cuidar do corpo e da mente, manter bons hábitos que ajudem na manutenção da saúde tem sido muito valorizado nos dias atuais.

 

Apesar de muitos considerarem que uma vida mais saudável envolve somente a prática de exercícios físicos, a adoção desse estilo mais benéfico para a saúde abrange mais de um aspecto: o físico, o mental, o espiritual e o social.

 

E embora tenha aumentado a procura por dicas de como manter hábitos de vida saudável, sabemos que cultivar esse estilo não é fácil. Afinal, com o dia a dia corrido, cheio de tarefas domésticas em geral e com as obrigações de prazos a cumprir do trabalho, pode se tornar complicado parar, traçar metas e alcançá-las.

 

Nesse percurso, muitos se frustram e acabam desistindo. No entanto, vamos ajudar você com isso para que consiga alcançar seus objetivos e começar hoje mesmo a cultivar um estilo de vida saudável. Confira nossas dicas!

 

A importância de cultivar um estilo de vida saudável

 

Se você está se perguntando por que deveria adotar a prática de cultivar um estilo de vida saudável, saiba que é porque só tem a ganhar com isso. Pensar em melhorar a qualidade de vida é a primeira questão que se deve considerar.

 

Isso porque quando temos o corpo e a mente em sintonia e prosperando juntos, nossa vida se torna mais leve e menos entediante. Ou seja, isso está ligado ao nosso bem-estar e modos de encarar o dia a dia, muitas vezes, maçante.

 

Mas, além disso, é preciso saber que cultivar um estilo de vida saudável beneficia a saúde em vários aspectos: prevenção ou impedimento de que doenças crônicas, por exemplo, tenham um avanço em seu quadro médico.

 

Inclusive, tem muito a ver com a longevidade, uma vez que à medida que envelhecemos é comum que alguns problemas de saúde surjam pelo caminho, como alterações nos músculos e articulações. Assim, ao manter uma boa manutenção da saúde com hábitos benéficos, haverá maior prevenção contra patologias que possam surgir.

 

O que é preciso para cultivar um estilo de vida saudável

 

 

Para dizer a verdade, cultivar um estilo de vida saudável não precisa de muito investimento. Claro que isso vai depender do seu objetivo, mas o que queremos dizer é que você pode começar hoje mesmo a mudar alguns hábitos no seu dia a dia.

 

Por exemplo, comece substituindo os alimentos da sua dieta. Se você é alguém que acaba sendo seduzido pela praticidade dos processados, repense essa prática e considere os benefícios que os alimentos integrais podem trazer para a sua vida. Isso é, de fato, adotar uma alimentação mais saudável. 

 

E há várias formas de fazer isso: hidratando mais o corpo, bebendo mais água e líquidos, como os sucos de uva que ainda ajudam na imunidade; consultando uma nutricionista para adotar a nutrição funcional, com uma dieta personalizada; substituindo as receitas e experimentando alimentos mais saudáveis. 

 

Mas, não esqueça que cultivar um estilo de vida saudável também envolve se exercitar, tanto a mente quanto o corpo. Por isso, considere atividades físicas que goste e que possa incorporar no seu dia a dia. Comece com mudanças pequenas, como passear pela manhã, caminhar na areia da praia ou dar uma volta de bicicleta.

 

O importante é que as mudanças sejam regulares e não exaustivas, ter disciplina e motivação. E um jeito de estar sempre motivado é se cercar de coisas que inspiram você, como pessoas para seguir, livros, séries e filmes para ver.

 

Dicas de filmes para inspirar você a cultivar um estilo de vida saudável 

 

Agora que você já sabe a importância de cultivar um estilo de vida saudável, veja dicas de filmes imperdíveis para você assistir e se inspirar!

 

Food Matters

 

Com tradução do inglês que significa “O alimento importa”, Food Matters é um documentário de 2008 considerado um dos melhores filmes sobre como cultivar um estilo de vida saudável. Ele traz um alerta sobre a importância de manter uma dieta rica em alimentos nutritivos para a manutenção da saúde.

 

Nesse sentido, é um filme que discute como pacientes com câncer, depressão e qualquer doença crônica podem levar uma vida saudável. Há também muito confronto em relação à medicina tradicional, trazendo os benefícios de manter uma boa alimentação como processo curativo e terapêutico no tratamento de doenças.

 

Ou seja, Food Matters considera a medicina baseada na nutrição uma melhor opção do que o uso de tantos medicamentos. Além dessas questões, o filme traz para discussão a agricultura extensiva que retira nutrientes do solo, enfraquecendo as plantas e contaminando-as com a utilização de pesticidas.

 

Sobre esse processo, o filme menciona os alimentos que acabam por ser tóxicos à saúde humana, tornando-a frágil e dependente cada vez mais de remédios, e trazendo impactos negativos ao meio ambiente. Isso altera os nutrientes da comida e envelhece os alimentos que consumimos, contribuindo para um quadro nutricional ruim.

 

Fed Up

 

Um documentário importante sobre hábitos de vida saudável e os exageros causados por comidas de fast food nos EUA é o filme “Fed Up”, que está relacionado a “engordar” em tradução livre do inglês. Ele foca em evidenciar o quanto crianças são influenciadas por uma má alimentação.

 

Suas cenas evidenciam  o quanto a indústria americana é desleal com a população e mascara  o que se consome. E isso não está muito longe do que ocorre aqui no Brasil, o que nos permite pensar sobre o quanto nós sabemos em relação àquilo que comemos.

 

Nessa rede alimentícia, velada sobre a vantagem da praticidade, a alimentação de crianças acaba sendo um risco à sua saúde desde sempre. Não é à toa, por exemplo, que venham a adoecer pela má alimentação. E daí é que surgem as preocupações excessivas com o corpo e a aparência em meio ao alto índice de obesidade infantil.

 

As cineastas Stephanie Soechtig e Katie Couric evidenciam, portanto, como crianças podem ter vidas mais reduzidas e até mais curtas que a dos pais por causa da alimentação tóxica.

 

Consumed

 

Consumed, que diz respeito ao consumo, fala sobre uma mãe que luta para descobrir uma doença misteriosa que acometeu seu filho. Durante essa trajetória, ela descobre que os alimentos transgênicos são os causadores dessa situação. Por trás disso, está uma enorme empresa que modifica geneticamente os alimentos.

 

O filme trata sobre essa investigação e, ao que parece, todos os exames e esforços médicos foram ineficazes para resultar em um diagnóstico. Isso acaba a levando para um universo diferente do que ela esperava: a alimentação.

 

É nesse momento que uma grande empresa alimentícia que modifica geneticamente os alimentos entra em cena. O filme mostra os dois lados: o da gigante indústria que mascara os “belos produtos” cometendo crime contra a população e o dessa mãe descobrindo o quão difícil é desmascarar e ir contra um sistema desse porte.

 

From Fat to Finish Line

 

From Fat to Finish Line, em tradução livre, significa “Da gordura à linha de chegada”. Trata-se de um documentário que conta a história de um grupo de 12 blogueiros que têm a doença da obesidade. No entanto, juntos, eles decidem lutar contra ela e seus efeitos na vida deles.

 

Com isso, eles perdem mais de 500 kg para realizar uma corrida em uma grande maratona com mais de 300 km, indo de Miami à Flórida. Ou seja, é um filme que nos permite acompanhar essa jornada dessas 12 pessoas acometidas pela doença e que buscam enfrentá-la e superá-la. 

 

Gordo, Doente e Quase Morto

 

É um filme que documenta a história de vida de Joe Cross. Ele sofre com várias doenças derivadas da obesidade. Ao decidir mudar de vida, Joe, com seus 150kg e dificuldade de mobilidade, busca ajuda de um nutricionista para ir até o norte dos EUA bebendo apenas sucos detox por 60 dias.

 

Joe, por causa de sua condição, depende de muitos remédios para viver melhor e quando decide enfrentar os próprios dilemas e sua doença que lhe impõe limites, ele traça uma dieta rigorosa e restritiva, porém altamente nutritiva: baseada apenas em sucos verdes. 

 

Isso, claro, faz com que ele perca peso muito rapidamente e que outros problemas sejam diminuídos sem a ajuda de medicamentos: pressão alta, colesterol alterado, diabetes e outras doenças influenciadas pelo estilo de alimentação altamente calórico, como os fast food. 

 

A ideia do documentário, portanto, é bater no mesmo ponto que outros mencionados anteriormente: será que a medicina tradicional e o uso excessivo de remédios é mesmo a melhor saída? O quão melhor poderíamos viver com uma alimentação baseada na nutrição?

 

What the Health

 

What the Health, que no Brasil ficou conhecido como “Que raio de saúde”, é um documentário perfeito para quem procura por dicas de como cultivar um estilo de vida saudável, isso porque o objetivo do filme é justamente educar pessoas quanto ao consumo de alimentos transgênicos.

 

Este é um documentário incômodo que tem como premissa discutir também sobre as indústrias alimentícias e suas ambições para obter lucro em cima dos produtos que são cientificamente comprovados como tóxicos à saúde. Ou seja, vai tratar sobre inúmeras questões de alimentação sem indícios de seu processamento.

 

Live and Let Live

 

“Viva e deixe viver” é um documentário que analisa nossos hábitos alimentares com os animais, abordando a história do veganismo. Com histórias reais de pessoas veganas, o filme mostra as razões éticas e ambientais para essa mudança. O que motiva pessoas que transformaram sua vida pelo estilo de alimentação vegana?

 

No total, são seis  pessoas que compartilham suas histórias, entre elas, um já foi açougueiro e outro é um chef vegano. O intuito do documentário é mostrar a perspectiva que essas pessoas adotaram para suas vidas sobre o consumo de produtos com origem animal. Para respaldar o assunto, o filme conta com especialistas no tema.

 

Sustainable

 

Como o próprio nome já diz, “Sustentável” é um documentário que fala sobre o processo de agricultura nos Estados Unidos, que também pode refletir em questões com relação ao tema aqui no Brasil. No filme, há uma investigação do sistema de alimentação dos EUA, evidenciando os impactos causados no meio ambiente.

 

No país americano, há uma crise alimentícia sendo impulsionada pela obtenção de lucro. Isso gera a ausência de educação do consumidor sobre o que consome. A ideia do filme é mostrar como isso pode ser superado e como a saúde ainda pode ser algo ao alcance dos americanos.

 

Cooked

 

Inspirada no livro de Michael Pollan, famoso escritor e ativista da alimentação saudável, a série Cooked tem quatro  episódios: fogo, água, ar e terra. O objetivo principal é discutir os hábitos de vida saudável mediante o conhecimento daquilo que se consome. Inclusive, o próprio Michael é a estrela do longa.

 

Ele põe a mão na massa para mostrar procedimentos com carne e fermentação e como a nossa cozinha pode transformar o mundo e o consumo alimentício.

 

The Truth About The Alcohol

 

“A verdade sobre o álcool” vai tratar sobre o alcoolismo. No documentário, há a exploração da ciência da bebida, com direito a respostas das perguntas mais frequentes sobre os riscos à saúde dadas pelo médico Javid Abdelmoneim.

 

Britânico e apresentador de televisão, o profissional ficou bastante conhecido com seu trabalho em “Médicos sem Fronteiras”. Neste documentário, o médico de pronto socorro explora seu conhecimento científico sobre os riscos à saúde em relação aos benefícios e malefícios da bebida alcoólica.

 

The C Word

 

O documentário “A palavra C” trata sobre a luta contra o câncer. Nesse sentido, acompanhamos o médico David Servan-Schreiber quando ele passa a informar sobre a prevenção da doença e até mesmo sobre a cura dela por meio do ato de cultivar um estilo de vida saudável.

 

Ou seja, é mais um documentário que evidencia o quanto a alimentação nutritiva pode contribuir com a saúde e com a medicina. Seu objetivo é mostrar que o que há por trás do câncer só poderá ser desvendado ao desafiar a ordem estabelecida.

 

Cowspiracy

 

Cowspiracy é um documentário que discute a agropecuária e as verdades que estão por trás desse setor, sendo ele o principal causador de vários impactos ambientais negativos. O filme promete muitas revelações inéditas e inacreditáveis sobre a nossa forma de alimentação.

 

O setor pecuário também vem sendo responsabilizado ao longo do tempo pela emissão de gases causadores do efeito estufa. Em comparação com a indústria automobilística, a agropecuária sairia na frente.

 

Food Choices

 

Food Choices, em tradução livre, diz respeito à “escolha de alimentos”, afinal, você sabe o que consome? É sobre isso que o documentário vai discutir, como os modismos de hábitos alimentares podem impactar negativamente a saúde. 

 

Além disso, vai falar também sobre como o processo de industrialização veda nosso conhecimento sobre o que comemos. É um documentário que tem como objetivo explorar as escolhas que fazemos no quesito alimentação e como isso também impacta o planeta e outras vidas.

 

The Kids Menu

 

“O cardápio das crianças” é um documentário que analisa causas da obesidade infantil. Nele, o autor se encontra com pais, filhos, professores e profissionais da saúde para desvendar o diagnóstico. Por fim, ele evidencia que a falta de informação sobre o que vem a ser uma alimentação saudável é a principal razão disso.

 

Este documentário tem por intuito trazer esperança quanto ao combate da obesidade infantil, baseado na ideia de que oferecer informações úteis e verdadeiras sobre a alimentação pode levar crianças a escolherem melhor sua comida.

 

Forks Over Knifes

 

“Troque a faca pelo garfo” é um filme que documenta a ligação entre a propagação de doenças e as mudanças nos hábitos alimentares da sociedade nas últimas décadas. A principal delas é o alto consumo de alimentos de origem animal. 

 

Com isso, a nutricionista Collin Campbell e o cirurgião Caldwell Esselstyn realizam uma série de investigações sobre causas e efeitos das doenças degenerativas que teriam surgido nos últimos tempos. 

 

Foram muitas as pesquisas e dados gerados por longos anos que evidenciam doenças como diabetes, coronárias e cancerígenas que podem ser evitadas por meio de uma boa alimentação.

 

Um Delicado Equilíbrio: A Verdade

 

Este documentário também tem como foco discutir os hábitos de cultivar um estilo de vida saudável com uma boa alimentação e fala sobre sua relação com nossa saúde. Ele vai tratar sobre a disseminação de doenças como câncer, hipertensão, diabetes, entre outras.

 

Então, neste filme de 2008, há entrevistas com médicos e especialistas sobre o assunto e também aborda a frequente desnutrição calórica em pacientes com câncer, por exemplo. A finalidade é fazer um alerta sobre o impacto ambiental que a agropecuária e outras indústrias causam no mundo e nas pessoas.

 

Faminto Por Mudança

 

Já este documentário discute a relação de uma boa alimentação com a perda de peso e traz revelações sobre o tema. Além disso, ele vai tratar sobre como a indústria mapeia os alimentos para que a população consuma mais e não pense sobre o que está consumindo.

 

O filme propõe expor verdades chocantes sobre a dieta, a perda de peso e os alimentos que consumimos.

 

E então, ficou inspirado? Saiba que não há regras para cultivar um estilo de vida saudável, pois o mais importante é manter o equilíbrio e aplicar hábitos que tragam benefícios ao seu cotidiano. Ou seja, comece aos poucos, mas comece!