O que define um suco de uva concentrado?

O que define um suco de uva concentrado?

Quer tornar suas refeições diárias mais nutritivas e saudáveis, mas não tem tempo o suficiente? O suco de uva concentrado é uma forma de suprir isso!

 

Quem busca ter uma boa alimentação precisa estar atento ao que consome diariamente e, principalmente, ao que precisa consumir. Por exemplo, a Organização Mundial de Saúde da Saúde (OMS) indica que um adulto consuma de três a cinco porções de frutas ao dia. E com o suco de uva concentrado é possível suprir parte disso de forma prática.

 

Sabemos que a correria do dia a dia torna muito difícil parar para preparar os alimentos necessários de modo a suprir a necessidade do corpo. Isso faz com que nós busquemos mais praticidade na hora de se alimentar. E é aí que entra o suco de uva concentrado, que oferece benefícios para a saúde.

 

Além de ser uma excelente fonte de hidratação, essa bebida ainda ajuda o corpo a manter-se em seu perfeito funcionamento, atingindo diversas áreas, como: o coração, o cérebro, o abdômen, o intestino, o sistema nervoso e o organismo como um todo. 

 

Com a rotina cheia, muitas vezes torna-se difícil alcançar todos os nutrientes necessários para uma boa manutenção da saúde, o que faz com o que os sucos sejam ótimas opções para cumprir essa meta. Mas, afinal, o que faz com que um suco seja concentrado? Ele é melhor que o integral?

 

Entenda o que é um suco de uva concentrado e quais os outros tipos da bebida que existem para você saber escolher a melhor opção!

 

O que é um suco de uva concentrado?

 

Existem vários tipos de sucos disponíveis no mercado e, diante da variedade, é comum que não saibamos exatamente qual escolher e até mesmo que façamos confusão entre um e outro. Isso pode acontecer com o suco de uva concentrado que, na verdade, tem uma característica específica.

 

A diferença dessa bebida é que em sua composição há menos água, pois ela tem parte (até 50%) da água natural da uva retirada. Já o suco de uva 100%, por exemplo, é reconstituído. Nesse caso, a uva é espremida, vira um suco concentrado ou desidratado, para depois ter essa água colocada novamente.

 

Mas, isso quer dizer que ele é melhor que o integral? Na verdade, não quer dizer isso. Ele é mais grosso e, por isso, vai precisar adicionar água para consumi-lo. No caso do suco integral, ele é feito com a fruta não fermentada em sua concentração natural, então é uma bebida pronta, bastando bebê-lo.

 

Ambos os sucos possuem seus benefícios por se tratar da uva, que é uma fruta composta de muitos nutrientes para o corpo. O suco de uva concentrado é mais saudável que o de néctar, porque ele contém a polpa da fruta e, geralmente, não vem com adição de açúcar. 

 

Existem outros tipos de suco além desse? 

 

Como mencionamos, há diferentes tipos de suco e entender quais são é importante para que você saiba o que está consumindo e até mesmo o que pretende comprar. Por isso, selecionamos os tipos da bebida que são disponibilizados no mercado:

 

  • Suco de uva natural: por definição, é a bebida preparada na hora e com frutas frescas, o que pode ser uma opção difícil para quem tem o tempo curto;

  • Suco de uva reconstituído: no processo desse suco, a fruta é espremida, tendo sua água retirada e formando um líquido desidratado. Após isso, a água é recolocada. 

  • Suco de uva integral: é a bebida que usa a fruta não fermentada, deixando-a em sua concentração natural. Dessa forma, não há adição de outras substâncias, como água, açúcar e aditivos conservantes;

  • Suco de uva orgânico: é um suco feito 100% de frutas orgânicas, o que significa que são produzidas sem defensivos agrícolas e também sem açúcar.;

  • Suco de uva néctar: nesse caso, o líquido está pronto para consumo, mas é preparado com água e, no mínimo, 50% de suco ou polpa da fruta. Além disso, possui açúcar, água e aditivos químicos;

  • Suco misto de uva: já nesse caso, trata-se de uma mistura de outra fruta(s). No rótulo, deve constar quais frutas compuseram o suco.

 

E os tipos de uva, diferem muito? 

 

Agora que você já entendeu tudo sobre o suco de uva concentrado e conheceu outras opções do mercado, entenda quais são as principais uvas usadas na composição dessas bebidas:

 

Bordô

 

A uva Bordô veio dos Estados Unidos, Ohio, e pertence à família vitis americana (vitis labrusca). Atualmente, a fruta é cultivada em todo Brasil, pois se adapta bem a diversas condições climáticas. Inclusive, é uma das principais variedades do Rio Grande do Sul, como também do Nordeste.

 

Isabel Comum

 

Pelo nome já é possível saber que se trata de uma uva bastante comum, sendo 50% da fruta produzida no Rio Grande do Sul e é a principal plantada em Santa Catarina. No Brasil, a Isabel, pois se adapta bem às condições de clima do Sul. Por isso, oferece grandes produções.

 

Isabel Precoce 

 

Aqui, temos um clone da Isabel, apresentando as mesmas características gerais, mas tem a maturação mais precoce em torno de 35 dias. É considerada uma substituta quando o objetivo é ampliar o período de produção e processamento de uvas para vinhos tintos de mesa e sucos.

 

Concord

 

Essa é uma das mudas mais procuradas para a elaboração de sucos por terem aroma e sabor característicos. Ela possui muitos polifenóis nas cascas e sementes e é muito nutritiva por ter componentes antioxidantes, ácidos fenólicos, flavonóides e resveratrol. No entanto, é uma uva tinta sensível a condições de áreas tropicais.

 

Concord Clone 30

 

Já esse é um clone da cultivar “Concord” e suas características são iguais, mas é mais precoce, tendo a maturação mais antecipada por aproximadamente duas semanas. A fruta é bastante cultivada por possuir alta resistência a doenças fúngicas, como o míldio. É também bastante indicada como alternativa para antecipar ou prolongar a produção e o processamento do suco. 

 

Niágara Rosa

 

Trata-se de uma uva mutada da “Niágara Branca”, mas não é branca, pois possui uma intensa cor rosada das bagas. Foi considerada uma uva de mesa, substituindo a Branca. E isso se deu também pelo fato de o consumidor brasileiro ser mais propício a gostar das uvas rosadas para consumo in natura. 

 

BRS Magna

 

Conhecida por possuir um ciclo intermediário, essa fruta brota no início de setembro e é colhida no começo de fevereiro. Quando em plena maturação, a uva BRS Magna oferece sabor com um toque de framboesa e, por isso, produz sucos de cor intensa e sabor doce.

 

E então, entendeu o que é o suco de uva concentrado? Esperamos ter ajudado com isso. Mas, se o que você busca é encontrar as melhores opções dessa bebida para incluir na sua rotina, saiba que a Aliança pode ajudar. Conheça os sucos de uva disponíveis na loja oficial da vinícola e aproveite!