Aliança recebeu uma safra de uva histórica dos 700 associados

Aliança recebeu uma safra de uva histórica dos 700 associados

A safra de 2021 da Vinícola Aliança superou todas as expectativas, recebendo 49,3 milhões de quilos de uva. Entenda mais sobre isso!

 

A Vitivinicultura brasileira segue sendo uma importante fonte de renda da agricultura familiar. A produção de uva em 2019 foi de 1.445.705 toneladas, sendo que a maior parte delas são de americanas e híbridas, excelentes para a elaboração de vinhos de mesa e suco de uva, como os da Vinícola Aliança.

 

Os dados são do mais recente Comunicado técnico 214, publicado pela Embrapa em 2020, que traz um panorama do setor. O Sul do Brasil representou 73,29% da área vitícola do Brasil, ou seja, é onde várias cooperativas produzem, como a Aliança, que, inclusive, obteve mais uma safra recorde este ano.

 

Além disso, possuem uma grande concentração de polifenólicos responsáveis pelo efeito antioxidante e rejuvenescedor do corpo.

 

Ou seja, a Vinícola Aliança tem em mãos muito do ingrediente principal para a produção de produtos de qualidade altíssima. Veja como a safra de 2021 superou a de 2020 e saiba sobre a comemoração de 90 anos da organização!

 

São 49,3 milhões de quilos de uva Aliança! 

 

Em 2020, a Vinícola Aliança encerrou a safra da uva com 34 milhões de quilos da fruta, sendo que a vindima foi considerada a melhor das últimas décadas e elogiada pelos responsáveis de várias etapas da produção dos sucos Aliança.

 

No entanto, a expectativa para o ano de 2021 nem de longe poderia alcançar o que a safra proporcionou ao superar o ano de 2020, elevando a colheita a outro patamar, tanto em quantidade quanto em qualidade das uvas. 

 

No total, foram recebidos 49,3 milhões de quilos de uvas nos três meses de vindima, fazendo com que a Vinícola Aliança encerrasse o período do ano obtendo o grande marco da maior safra dos 90 anos da história da organização. A última colheita foi em Santana do Livramento com a uva Marselan. 

 

Das uvas recebidas, 45,3 milhões de quilos foram de espécies americanas, utilizadas para a produção de sucos e vinhos de mesa. Além disso, 3,8 milhões eram viníferas, perfeitas para a elaboração de vinhos mais finos. Por fim, as outras variedades do lote foram de uvas convencionais, cerca de 48,03 milhões, e orgânicas certificadas, totalizando 1,29 milhão.

 

A Vinícola Aliança possui associados em diversos terroirs da Serra, Campanha Gaúcha e Serra do Sudeste. Nessa safra, foram colhidas 53 variedades de uvas que foram produzidas em 1880,18 hectares.

 

Colaboradores e presidente da Aliança comentam o fato

 

O presidente da Aliança, Alceu Dalle Molle, comentou sobre o marco, salientando que os consumidores irão receber produtos de excelente qualidade:

 

“Estamos comemorando 90 anos com um novo marco na nossa história. Conseguimos superar as expectativas e os consumidores terão produtos de excelente qualidade. O empenho dos nossos associados e dos funcionários, e o clima favorável foram fundamentais para que pudéssemos bater esse recorde”, disse ele.

 

Além dele, o enólogo, Anderson Felten, também comentou sobre a safra, explicando que as uvas possuem um bom índice de cor e boa maturação fenólica e acrescentando que:

 

“A qualidade dessa safra irá nos permitir elaborar vinhos com ótimas características aromáticas, equilibradas e agradáveis ao paladar.”

 

No Rio Grande do Sul houve certa dificuldade inicialmente com a temporada de chuva de fevereiro, mas logo o clima intenso de sol e calor proporcionou uma maior qualidade no cultivo e bom ponto de maturação das uvas. Eduardo Renan Guarche, enólogo atuante na Campanha Gaúcha, comentou sobre isso:

 

“A safra 2021 foi desafiadora e empolgante. A nossa produção passou de 500 mil quilos recebidos na unidade de Santana do Livramento para mais de 1 milhão de quilos de uvas finas neste ano”.

 

Em Santana do Livramento o foco está no cultivo apenas de uvas para a produção de vinhos finos. Já na Serra Gaúcha há o plantio das demais frutas para os outros produtos, sendo que o foco principal é o suco Aliança.

 

Sobre a Aliança 

 

A Aliança surgiu em 1931 junto a um grupo de 48 imigrantes italianos produtores de uva. De lá para cá, passou a carregar dentre seus princípios o valor do trabalho, da união e do esforço. 

 

Atualmente, a Aliança possui cerca de 700 associados, distribuídos em três distintas regiões vitivinícolas: Serra Gaúcha, Encruzilhada do Sul e Campanha Gaúcha. Além disso, possui uma das maiores e mais inovadoras plantas industriais de suco de uva integral da América Latina. 

 

Sobre a comemoração de 90 anos 

 

Neste ano, a Vinícola Aliança celebra 90 anos de história em um misto com a bagagem de imigrantes italianos. Como vimos, são cinco cooperativas tradicionais da Serra Gaúcha e a Nova Aliança celebra a data que marca a fundação da Cooperativa Vitivinícola Aliança, uma das integrantes da fusão. 

 

Nesse sentido, o dia 1º de janeiro de 1931 foi escolhido como a data oficial do aniversário após a aliança das 5 cooperativas. Atualmente, são 300 colaboradores e oito unidades industriais, com terroirs nas regiões da Serra Gaúcha, Serra do Sudeste e Campanha Gaúcha. 

 

Dentre sucos de uvas saborosas e vinhos marcantes, a Vinícola Aliança possui mais de 80 produtos no portfólio. A sede fica em Flores da Cunha e conta com capacidade de processamento de 60 milhões de quilos de uva por ano.

 

Por fim, para você que busca qualidade e inovação, em homenagem aos 90 anos e à maior safra até o momento, a Vinícola Aliança lançou  um rótulo especial. Você não pode perder essa, certo? Conheça mais sobre a história da cooperativa e veja as opções de suco de uva para incluir na sua rotina!