As pessoas têm bebido vinho há milhares de anos simplesmente por gostarem do seu gosto — imagine se elas souberem que existem diversos benefícios no vinho para a saúde.
Ao longo das décadas, cada vez mais estudos têm buscado explicar as vantagens de ingerir vinho para a saúde do ser humano — e é sobre isso que nós vamos falar hoje!
Quer você beba álcool socialmente ou regularmente com moderação, a maioria pode concordar que não há nada mais complementar a um bom jantar do que uma taça de vinho.
Por isso, pesquisadores conduziram vários estudos que sugerem que o vinho, particularmente o vinho tinto, oferece uma série de benefícios potenciais à saúde, evitando o surgimento de problemas mais graves e até inibindo o avanço perigoso de doenças que possam colocar em risco a vida das pessoas.
Nesse sentido, entender as particularidades do vinho e seus benefícios é primordial para que você tenha mais satisfação em ingeri-lo.
Além de ser uma bebida deliciosa, o vinho pode estimular o bom funcionamento do coração, do cérebro e de outros órgãos importantes para a nossa saúde.
Então, sirva-se de uma taça do seu vinho preferido e continue a leitura para você conhecer mais sobre os benefícios dele para a sua saúde! 🍷
Benefícios do vinho para a saúde
Pesquisas recentes têm mostrado que beber uma taça de vinho todos os dias é uma boa prática para adultos. No entanto, as pessoas ainda não entendem, de fato, quais são os verdadeiros benefícios do vinho para a saúde.
Se é um apreciador de vinhos, este artigo é perfeito para você.
A seguir, separamos os principais motivos para que continue ingerindo essa bebida, uma vez que ela é repleta de vantagens, garantindo vida longa e saudável.
Ajuda a cuidar do nosso coração
Alguns estudos têm mostrado que pessoas que consomem quantidades moderadas de vinho possuem menos chances de desenvolver doenças cardíacas.
Nesse contexto, os estudiosos acreditam que, pelo fato do vinho possuir uma grande quantidade de antioxidantes, ele auxilia na redução do desenvolvimento de hipertensão e colesterol alto.
Pesquisas também apontam que beber vinho tinto é uma maneira de ajudar na redução da pressão arterial em pessoas que sofrem com esse problema. Isso é muito benéfico uma vez que está diretamente ligado à atenuação do risco de doenças do coração.
Dessa forma, entende-se que consumir vinho pode ajudar a diminuir o colesterol ruim, enquanto aumenta o colesterol bom, que pode atenuar chances dos indivíduos desenvolverem alguma doença relacionada ao coração.
Por fim, o vinho também evita a formação de coágulos sanguíneos, uma ação que pode ser perigosa para o corpo humano, podendo causar infarto e até embolia pulmonar.
Faz bem para a nossa pele
O vinho possui altos níveis de antioxidantes. Então, quando aplicados na pele, podem auxiliar na inibição do crescimento de bactérias que causam problemas de pele, como acne e cravos.
Os antioxidantes rejuvenescem a pele, aumentam a elasticidade e mantém a camada da pele saudável por mais tempo.
Além disso, o vinho, como bebida, também estimula a circulação sanguínea e ajuda na prevenção da formação de rugas e artifícios que podem envelhecer a pele.
Auxilia na prevenção da diabetes
Estudos têm mostrado que beber uma taça de vinho no jantar é benéfico para pessoas com diabetes tipo 2.
No mesmo contexto, os pesquisadores acreditam que o etanol, substância também presente no vinho, desempenha um papel fundamental na atenuação de sintomas da diabete.
No entanto, é fundamental que os médicos e especialistas sejam consultados antes que qualquer decisão seja tomada. O vinho faz muito bem para a saúde, quando ingerido com moderação.
Combate a obesidade
Você ficaria feliz em saber que o resveratrol ajuda a controlar seu peso, evitando que atinja níveis de obesidade, contribuindo para que fique com um peso ideal e saudável.
Isso acontece porque o composto químico piceatannol convertido do resveratrol reduz as células de gordura em nosso corpo.
Desse modo, o vinho, especialmente o branco, contém substâncias, como antioxidantes que podem ser benéficos na redução dos níveis de colesterol. Como resultado, isso ajuda diretamente na perda de peso e na diminuição de possíveis inflamações associadas à condição de obesidade.
No entanto, é sempre importante lembrar que o vinho sozinho não faz milagres. Ou seja, é essencial que essa boa prática esteja alinhada a outros pontos fundamentais no combate à obesidade.
Sendo assim, se indivíduos acometidos com esse problema realizarem exercícios físicos regularmente, se alimentarem de maneira saudável e atrelarem isso ao consumo de vinho, pode ser que os resultados sejam positivos e até surpreendentes. Mas, na dúvida, um médico é sempre a melhor opção para te ajudar nesse processo.
Previne o Alzheimer
Não há como negar: todos nós sentimos medo de perder as nossas memórias.
Uma boa notícia é que existem maneiras de evitar que isso aconteça — e um desses métodos envolve os benefícios do vinho para a saúde.
A doença de Alzheimer é uma deterioração mental que geralmente ocorre em indivíduos que estão na terceira idade. Hoje, no Brasil, existem 1,5 milhões de pessoas que vivem com esse problema — mas a boa notícia é que o consumo de vinho pode reduzir os riscos desse problema.
O resveratrol, por exemplo, ajuda a manter os vasos sanguíneos mais abertos à necessidade básica de oxigênio e glicose, fazendo com que as substâncias e gases possam se mover livremente para o cérebro, contribuindo para que ele tenha um bom funcionamento.
Ajuda na prevenção do câncer
Como citado anteriormente, pesquisas têm demonstrado, cada vez mais, os benefícios do vinho para a saúde.
Nesse sentido, pesquisadores descobriram que a ingestão de vinho tinto — com moderação — pode reduzir o risco de certos tipos de câncer.
Basicamente, o suco de uva pode evitar o aparecimento de alguns tipos de câncer e tumores.
Sendo assim, o consumo regular e moderado de vinho tinto pode reduzir efetivamente os riscos de certos tipos de câncer, como células basais, colon, carcinoma de próstata, ovário, entre outros.
Previne a depressão
Ok, isso pode parecer contraditório, uma vez que médicos e especialistas afirmam que a ingestão de bebidas alcoólicas pode piorar distúrbios de ansiedade e depressão. No entanto, beber uma taça de vinho moderadamente pode ser um remédio calmante vantajoso no combate a esses problemas.
Além disso, um estudo realizado nos Estados Unidos em pessoas de meia-idade a idosos mostrou que beber quantidades moderadas de álcool diariamente evita a depressão e reduz os riscos de ansiedade generalizada.
É fato: a maioria de nós já considera uma taça de vinho um motivo para sorrir. Mas, estudos têm mostrado que ingerir vinho — moderadamente — pode fazer mais do que auxiliar você a abrir um largo sorriso.
Na verdade, de acordo com o site Eating Well, um estudo conseguiu provar que um consumo moderado de vinho, cerca de 2 a 7 taças por semana, está diretamente relacionado à redução de níveis de ansiedade e tristeza em pessoas acometidas com essas síndromes.
Então, uma boa dica é consumir essa bebida ocasionalmente e também buscar ajuda profissional, caso você esteja sofrendo com alguma síndrome de ansiedade, pânico ou depressão.
Contribui para a nossa longevidade
Como citado acima, o resveratrol é uma substância que é encontrada nos vinhos tintos.
Portanto, se trata de um excelente antioxidante que ajuda o corpo a combater radicais livres que poderiam prejudicar nossos órgãos.
Desse modo, pesquisas sugerem que o consumo de vinho é benéfico à saúde e contribui para que tenhamos uma expectativa de vida maior e logicamente mais saudável.
Então, se você quer se tornar uma pessoa mais saudável e inibir o desenvolvimento de doenças comuns ao envelhecimento, isso pode levar os indivíduos a uma vida mais longa.
Mas, afinal, quanto de vinho é saudável?
Embora todos os benefícios citados acima possam nos fazer brilhar os olhos, é fundamental que o ato de beber vinho seja acompanhado de moderação. No caso do vinho, mesmo que ele seja um excelente amigo para questões sérias de saúde, ingerir essa bebida em alta quantidade não será positivo para a sua saúde.
Chardonnay Aliança é eleito melhor vinho do Brasil em concurso na França
Até aqui, nós te apresentamos os principais benefícios do vinho para a saúde, mas ainda temos uma curiosidade para te contar.
Você sabia que a Vinícola Aliança recebeu a premiação máxima no concurso Citadelles du Vin 2021 com o produto Chardonnay Aliança Safra 2020?
Acima de tudo, isso reflete a qualidade dos nossos produtos, que são produzidos por profissionais especializados no assunto e com todo o cuidado, buscando sempre levar a melhor experiência para o consumidor.
Por aqui, o nosso foco está em produzir bebidas que proporcionem bons momentos para os clientes, alinhando isso a uma produção que mantenha todas as qualidades iniciais da fruta e crie uma bebida final excepcional.
Então, se você é um amante de vinhos e quer começar a cuidar da sua saúde, que tal unir o útil ao agradável e conhecer mais sobre os vinhos da nossa vinícola? Garanta uma vida melhor e sem doenças — e claro, consuma vinho na medida certa.