Conheça os principais benefícios do suco de uva para a saúde

Conheça os principais benefícios do suco de uva para a saúde

O suco de uva, além de ser uma bebida deliciosa, é também uma excelente opção para hidratação, especialmente em dias quentes. Sua composição natural tem mais de 80% de água, e, justamente por isso, contribui para a hidratação do corpo.

 

E as vantagens de consumir suco de uva não param por aí: a fruta é uma alternativa extremamente saudável para manter o organismo forte e funcionando plenamente.

 

Além de nutrientes, a uva é fonte de vitaminas (complexo B e C, por exemplo), sais minerais (como cálcio, ferro e potássio) e carboidratos, que dão energia para o corpo. E ela também apresenta bioflavonóides (pertencentes ao grupo dos polifenóis), taninos e resveratrol, que possuem propriedades antioxidantes e antibacterianas.

 

Se você toma um copo de suco de uva por dia, parabéns! Saiba que está cuidando muito bem de sua saúde, pois ele oferece diversos benefícios para o seu corpo. Caso ainda não tenha esse hábito, não se preocupe. Apresentaremos neste post todos os motivos pelos quais o suco de uva deve ser apreciado.

 

Vamos começar, inclusive, explicando como o  suco de uva é feito. Depois, você vai conhecer todos os benefícios da fruta. E, por fim, apresentaremos receitas com essa bebida tão saborosa. Confira!

 


Como é feito o suco de uva

 

A fabricação do suco de uva, aquele 100% uva tem todo um cuidado e atenção com a fruta e a bebida passa por etapas rigorosas antes de chegar à sua mesa.

A primeira delas é a separação das frutas, que geralmente são colhidas por pequenas famílias produtoras (agricultura familiar). Os cachos que atingiram o tamanho certo são retirados com cuidado, seguindo para a fábrica. Lá, eles são depositados em máquinas específicas e maceradas – processo de infusão do suco com as cascas e sementes das uvas prensadas para a extração de cor e sabor.

 

Em nenhum momento as uvas são esmagadas, já que isso pode liberar substâncias que estragam a doçura do produto.

 

Um suco de uva, de fato 100% suco, tem em sua composição basicamente o líquido da fruta. Ele não contém açúcar em sua produção de maneira alguma. A doçura da bebida deve vir apenas da fruta (frutose).

 

Um copo, muitos benefícios à saúde

Como já mencionamos, a uva é fonte de vários nutrientes. Então, tomar um copo de suco de uva por dia só traz benefícios à saúde. Por conter bioflavonoides, taninos e resveratrol, o suco  protege o organismo e reduz o risco de doenças como o colesterol, infarto e câncer.

 

Além disso, o suco de uva também é super indicado para quem faz atividades esportivas. Ingerir um copo da bebida após o treino de musculação, por exemplo, auxilia na recuperação metabólica, contribuindo no desenvolvimento de massa magra. A capacidade de produção energética também melhora, por causa do resveratrol, o que aumenta a eficiência muscular.

 

Benefícios do suco de uva para a saúde

Acelera o metabolismo

Você sabia que o suco de uva, além de saboroso, é um ótimo aliado na queima de calorias? Isso porque ele ajuda a acelerar o metabolismo, fazendo com que os alimentos sejam digeridos rapidamente. Ele também pode ser utilizado como um energético natural, pois proporciona mais energia para quem pratica atividades físicas.

 

Retarda o envelhecimento

Quer ter uma pele bonita e com aparência jovem? Tome suco de uva! O resveratrol, encontrado principalmente na casca das uvas tintas, tem ação antioxidante no organismo. Ao bloquear a ação de elementos nocivos ao corpo, ele também contribui para o aumento na produção de colágeno. Ou seja, ajuda a manter a juventude da pele e dá uma aparência mais saudável à cútis.

 

Fortalece o sistema imunológico

Além de vitaminas e sais minerais, a uva apresenta vários tipos de polifenóis, entre eles os flavonóides – como catequina, epicatequina, proantocianidinas e as antocianinas – e os não flavonóides, com destaque para o resveratrol.

 

Tudo isso contribui para o correto funcionamento do sistema imunológico, já que os ativos têm poder anti-inflamatório e antibacteriano .

 

Assim, quando ingerido diariamente, o suco de uva contribui para o aumento do número de células protetoras do organismo, que detectam e combatem toxinas, contribuindo para a saúde.

 

Beneficia as funções hepáticas e digestivas

O suco de uva também funciona como estimulante das funções hepáticas, por conta de suas propriedades terapêuticas. A uva combate a acidez sanguínea e tem ação alcalinizante, o que ajuda a fornecer energia constante e prolongada ao corpo. Ela é, inclusive, utilizada como matéria-prima na fabricação de remédios farmacêuticos para o fígado.

 

Auxilia no emagrecimento

Este é, sem dúvida, mais um dos bons motivos para beber suco de uva, não é mesmo? O resveratrol é capaz de elevar o gasto energético no tecido muscular, o que leva o corpo a queimar mais calorias naturalmente. Ele também diminui os níveis de triglicerídeos e de colesterol ruim do sangue, propiciando perda de peso mais saudável.

 

Além disso, o suco de uva 100% contém fibras, ajudando a saciar a vontade de se alimentar em grandes quantidades.

 

Ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antifúngica

Pesquisas indicam que a uva possui agentes antimicrobianos que ajudam a evitar complicações de saúde envolvendo bactérias. O suco de uva é também muito eficaz contra infecções bacterianas decorrentes da ingestão de alimentos contaminados.

 

Seus ativos, com força anti-inflamatória, contribuem para fortalecer o sistema imunológico e diminuir a concentração de substâncias produzidas pelo organismo que interferem no processo inflamatório. Nesse quesito, as uvas tintas possuem mais polifenol - micronutriente anti-inflamatório - do que as verdes.

 

O suco de uva  também faz bem para o coração, já que a fruta possui compostos naturais bioativos chamados de fitonutrientes, que podem prevenir doenças cardíacas. Eles contribuem na manutenção de níveis saudáveis de colesterol e ainda diminuem o risco de coágulos no sangue.

 

Ah, e como se já não bastasse tantos benefícios, o suco de uva também ajuda a manter a pressão arterial em níveis satisfatórios, funcionando como um excelente remédio natural para controlar a pressão.

 

Auxilia no ganho de massa muscular

A massa muscular necessita de uma quantidade correta de nutrientes para aumentar (ou desenvolver). Como o suco de uva é uma excelente fonte de carboidratos, ele auxilia na recuperação e sintetização das fibras musculares.

 

Conheça os diferentes tipos de suco

Em um primeiro momento, pode parecer que todos os sucos de uva são iguais, mas vale lembrar que nem tudo que tem uva é, de fato, suco. 

 

O tipo 100% ou integral, por exemplo, chega a conter quase dois quilos da fruta por litro. E uma curiosidade: os tipos mais utilizados de uvas para fazer suco são a Isabel e a Bordô.

 

Que tal aprender a diferença de cada tipo de suco, para saber o que de fato está comprando? Confira abaixo quais as qualidades e características dos vários tipos de suco de uva.

 

  • Suco natural: é aquele preparado com frutas frescas, e na hora (por exemplo, quando você bate no liquidificador). Esse é o tipo de suco que apresenta os benefícios da fruta de maneira mais completa;

 

  • 100% ou Integral: é feito 100% com a polpa da fruta, e geralmente é processado em indústrias. Não contém açúcar, conservantes, aditivos e nem é diluído em água. Sua composição é a mais próxima do vinho. 

 

  • Orgânico: ele é bem similar ao suco 100% , a única diferença é o cultivo da uva, que não utiliza defensivos agrícolas; 

 

  • Néctar: em sua composição encontramos apenas 20% a 50%  de polpa de fruta. Ele contém água e açúcar, e pode receber corantes e aromatizantes para deixá-lo com uma cor mais bonita e melhor sabor.

 

O que levar em conta na hora da escolha

Agora que você já conhece as características entre os tipos de suco de uva, é importante também saber o que avaliar para comprar um bom produto. Para isso, destacamos alguns pontos:

 

Preste atenção na composição e sabor

Um suco de uva de boa qualidade tem um sabor marcante e saboroso. Como você viu anteriormente, as versões 100%  e orgânicas utilizam apenas a fruta processada, inclusive com cascas, riquíssimas em nutrientes.

Ainda, é permitido para quem acha o suco 100% muito forte diluí-lo em um pouco de água.

Sucos de uvas brancas também são mais adocicados e leves, devido às características naturais da fruta.

 

Verifique o tempo de conservação

Um suco de uva  mais puro e saudável não deve ter a adição de conservantes e precisa ser conservado na geladeira após sua abertura. Prefira sempre os que são fabricados por vinícolas confiáveis e conhecidas nacionalmente.

 

A embalagem também interfere

A embalagem precisa estar intacta. Também preste atenção ainda ao rótulo, que não deve estar violado em hipótese nenhuma.

 

Outras informações que você não deve deixar de verificar:

 

  • Data de fabricação;

 

  • Prazo de validade;

 

  • Composição nutricional;

 

  • Origem do produto.

 

Melhor horário para consumir o suco de uva

Muita gente tem o costume de beber líquido junto com as refeições, porém esse hábito não é indicado. A maneira mais recomendável, e isso vale também para o suco de uva, é aguardar um intervalo de cerca de uma hora após se alimentar.

 

O ideal é consumir o suco de uva, sempre sozinho, de manhã ou à noite, antes de deitar. Para quem faz atividade física, a orientação é ingerir a bebida antes e depois do treino. Isso porque, associado ao exercício, o suco de uva melhora o fluxo sanguíneo e ajuda no transporte de oxigênio e nutrientes para as células. Ainda, ele aumenta o rendimento durante a atividade e potencializa a recuperação do organismo.

 

Nessa questão, é necessário que a pessoa tenha uma rotina de vida saudável, caso contrário o suco não terá os mesmos benefícios.

 

Para obter os melhores resultados é recomendável beber um copo de suco de uva 100% de 200 ml por dia. Quem desejar, pode acrescentar água, mas nunca açúcar, já que a fruta conta com sua própria doçura (frutose).

 

O suco de uva é um forte aliado para quem se preocupa com a saúde, pois hidrata e auxilia no bom funcionamento do corpo. 

 

Receitas com suco de uva

Ele pode até ser consumido puro, mas o suco de uva é uma bebida bastante versátil e que pode ser harmonizada com diversos ingredientes. Confira alguns deles e aproveite todos os benefícios já citados:

  • hortelã, kiwi, limão e abacaxi (ótimo para criar combinações de suco);

 

  • queijos variados;

 

  •  massas;

 

  • embutidos;

 

  • molhos de tomate;

 

  • pães;

 

  • peixes;

 

  • carnes vermelhas (especialmente as grelhadas!).

 

Suco de uva com abacaxi e maçã (sangria sem álcool)

Gosta de beber sangria, mas não pode ou não gosta de ingerir álcool? Esse suco é ideal para você!

 

Ingredientes

 

- 1 litro de suco de uva 100% 

- 1 xícara (chá) de suco de abacaxi (com o da fruta fica mais gostoso);

- 1 e 1/2 xícara (chá) de água com gás;

- 1 xícara (chá) de abacaxi picado;

- 1 xícara (chá) de maçã sem casca e sem semente picada;

- Açúcar ou adoçante a gosto;

- Gelo.

 

Modo de preparo: misture todos os ingredientes em uma jarra e deixe gelar por uma hora antes de servir.

 

Mousse de uva

Prepare uma sobremesa prática e muito saborosa.

 

Ingredientes

- ½ colher (sopa) de gelatina sem sabor;

- 3 colheres de sopa de água (para preparar a gelatina);

- 1 caixa de creme de leite (200g) sem o soro;

- 1 lata de leite condensado;

- 350 ml de suco de uva.

 

Modo de preparo: prepare a gelatina de acordo com as recomendações observadas no verso da embalagem. Em seguida, leve-a ao liquidificador com o restante dos ingredientes. Bata a mistura até que fique homogênea. Depois, distribua em taças e leve para a geladeira por cerca de 1 hora. 

 

Suco detox de uva

Além de deliciosos, os sucos detox são uma ótima opção de bebida para fazer uma limpeza no organismo.

 

Ingredientes

- 200 ml de suco de uva;

- suco de 1 limão;

- abacaxi a gosto;

- 1 colher (chá) de gengibre;

- 1 colher (chá) de canela em pó.

Modo de preparo: basta levar todos os ingredientes ao liquidificador e bater. Se quiser, a mistura pode ser coada e saboreada em seguida.

 

A Vinícola Aliança produz sucos de uva com a melhor qualidade, sempre pensando no bem-estar do consumidor. 

 

Elaborado a partir das variedades de uvas americanas Isabel e Bordô, o suco tinto é um produto 100% uva, sem adição de açúcar e conservantes, mantendo todas as propriedades naturais da uva.

 

A bebida possui em sua essência a cultura da Serra Gaúcha, líder nacional na produção de suco de uva, e transmite em seu sabor a história da marca e das famílias que a criaram. Conheça você também!