Vinhos para o verão: harmonize sua bebida predileta em qualquer estação do ano

Vinhos para o verão: harmonize sua bebida predileta em qualquer estação do ano

Apesar do hábito de tomar vinho apenas no inverno, ele pode ser apreciado em qualquer estação do ano. Descubra os motivos para aproveitar os vinhos de verão.

 

Você já ouviu falar em vinhos de verão? O vinho é uma das bebidas mais apreciadas no mundo e possui propriedades de sabor, aroma e benefícios para a saúde. Apesar de muitos terem o hábito de bebê-lo apenas no inverno, ele pode ser apreciado  em qualquer estação do ano. Para isso, basta saber quais rótulos escolher e os acompanhamentos certos. 

 

Prossiga com a leitura para descobrir os motivos para aproveitar os vinhos de verão, além de dicas de comidas leves para harmonizar com cada rótulo. Confira!

 

Vinhos de verão: uma opção refrescante também a beira-mar 

 

O verão brasileiro é tipicamente tropical, com altas temperaturas. Contudo, ainda assim é possível (e altamente recomendado) harmonizar vinhos refrescantes com a estação. Isso porque os dias quentes pedem por alimentos e refrescos que sejam gelados.

 

Mas os amantes de vinho não precisam abrir mão de apreciar essa deliciosa bebida, pois vinhos brancos com as uvas Chardonnay e Moscato, ou até mesmo os tintos de corpo leve e frutados, como o Pinot Noir, podem ser degustados à beira-mar. 

 

Mas lembre-se que eles devem sempre ser servidos à temperatura mais fresca, ideal para refrescar nos dias com altas temperaturas do verão. 

 

Por que os vinhos também são ideais para a estação do sol e calor? 

 

O verão brasileiro coincide com o período de férias, recesso e, claro, de descanso. Por isso, o vinho é uma ótima opção para se divertir e se refrescar à beira do mar, da piscina ou em casa mesmo.

 

Como falamos anteriormente, os vinhos de verão são ótimos companheiros dessa estação. E engana-se quem pensa que cerveja é a única opção que combina com os dias mais quentes e ensolarados do ano.

 

A seguir, confira os principais motivos para escolher o vinho como seu companheiro nos dias de verão:

 

Existem vinhos que são leves e muito refrescantes 

 

O clima mais quente do verão pede por bebidas geladas e vinhos leves. As opções brancas devem ser consumidas em temperaturas baixas, por volta de 6ºC e 10ºC. Já os tintos, é preferível que estejam entre 14ºC e 16ºC. 

 

Os vinhos brancos, como Chardonnay e Moscato, são menos encorpados e pesam menos na boca. E até mesmo o tinto como o Pinot Noir, que apresenta menor concentração de taninos, pode ser uma ótima opção para ser consumida no verão. Sendo assim, eles são leves e refrescantes, ideais para essa época do ano.

 

Além disso, os vinhos de verão considerados leves são menos alcoólicos, apresentam baixa ou média estrutura e possuem boa acidez. Como resultado, deixam um ótimo frescor na boca. Desse modo, eles são considerados mais fáceis de beber.

São excelentes harmonizações com tábua de queijos, peixes ou frutos do mar 

 

No verão, sentimos menos fome e por isso, comidas pesadas definitivamente não são a melhor pedida em dias de temperaturas intensas. Dias quentes combinam com opções leves como saladas, carnes brancas, petiscos, peixes e frutos do mar. Estas comidas harmonizam perfeitamente com os vinhos de verão.

 

Além disso, as refeições também podem ser transformadas com estes vinhos considerados leves. Eles são capazes de torná-las mais agradáveis, realçando o sabor e o tempero dos alimentos.

 

Não causam estufamento no estômago 

 

A cerveja é uma bebida comumente apreciada no verão. Contudo, ela é super gaseificada, e por isso libera dióxido de carbono no organismo. Como resultado, ela causa uma sensação de estufamento no estômago. 

 

Além disso, por possuir um teor alcoólico mais baixo, é comum que o consumo da cerveja seja muito maior que o do vinho. Isso gera um volume exagerado de líquido no estômago, deixando a sensação de estufamento ainda maior. Isso pode estragar qualquer dia de descanso na praia, né? 

 

O vinho, apesar de ter mais calorias do que a cerveja, é bebido em uma quantidade muito menor, o que acaba tornando-o uma opção menos calórica.

 

São mais saudáveis que outras bebidas alcoólicas 

 

Os vinhos são saudáveis e trazem diversos benefícios para a nossa saúde. Eles possuem propriedades antioxidantes e auxiliam na proteção das células contra a ação dos radicais livres. Desse modo, são capazes de retardar o envelhecimento. 

 

Mas lembre-se que o excesso de álcool é prejudicial, por isso aprecie os vinhos de verão com moderação.

 

São charmosos e combinam com qualquer celebração

 

Vamos te mostrar como os vinhos de verão combinam com férias e qualquer celebração. Imagine você sentado em uma cadeira na beira do mar, segurando uma taça com essa bebida saborosa. Charmoso, não é?

 

E não se preocupe, você pode utilizar a taça de acrílico tranquilamente. A de cristal é mais apropriada para degustações técnicas e não para um dia de divertimento nas suas férias. Por isso, o mais importante é você se sentir bem e apreciar o que está tomando. O vinho pode tornar as refeições muito mais saborosas e agradáveis.

 

Como deixar os vinhos ainda mais refrescantes para o verão? 

 

A seguir, confira as nossas dicas diretas e práticas de como aproveitar ao máximo a experiência de degustar um vinho durante o verão:

 

Deixando o vinho na temperatura ideal 

 

Para que o momento  seja realmente prazeroso e refrescante como os vinhos de verão devem ser, eles devem ser servidos na temperatura correta, entre 7°C a 10°C. 

 

É possível resfriá-los em adegas com temperaturas controladas ou na geladeira por cerca de uma hora antes de servir. Além disso, para quem pretende consumir a bebida ao ar livre, um balde com gelo também é uma boa opção.

 

O polêmico gelo na taça 

 

Em vinhos considerados mais doces, em que há o chamado açúcar residual, é até aceitável colocar um gelo na taça. E naqueles chamados de ice também, pois são feitos para esse propósito. 

 

Contudo, de maneira geral, não é boa ideia adicionar o gelo diretamente na taça. Isso porque ele derrete e dilui a bebida, deixando-a sem graça e distante do seu resultado que era o proposto para o consumo direto. 

 

Desse modo, recomenda-se então as bolinhas de gel que podem substituir o gelo sem que haja a diluição do vinho. 

 

Os rótulos mais recomendados

 

A seguir, confira quais são os rótulos mais recomendados para você provar entre as opções de vinhos de verão. 

 

  • Vinho Aliança Chardonnay 2020;

  • Vinho Aliança Moscato 2020;

  • Vinho Aliança Pinot Noir 2020.

 

Dicas de harmonização 

 

Agora, vamos falar sobre as melhores opções de alimentos e pratos, que são perfeitos e harmonizam bem com cada um dos vinhos de verão. 

 

 

Harmonizações para Vinho Aliança Chardonnay 2020:

 

  • Queijos: coalho, ricota e brie são excelentes opções para um Chardonnay leve e fresco, com notas de frutas tropicais. Queijos semiduros como o gouda, são a melhor escolha para um Chardonnay encorpado, com notas de baunilha. 

 

  • Frutos do mar: pratos com bacalhau e salmão harmonizam bem com um Chardonnay mais encorpado e com maior acidez. Para peixes considerados mais delicados, vale a pena combinar com um Chardonnay considerado mais refrescante.

 

  • Saladas: a escolha do Chardonnay vai depender do tempero utilizado. Mas vale lembrar que é bom evitar temperar com vinagre e molhos mais fortes. 

 

  • Aves: para frango é recomendável um Chardonnay amadeirado e com acidez elevada para a harmonização adequada. 

 

  • Massas: massas ao molho de queijos, opte por um Chardonnay frutado, de leve acidez. E para a Carbonara escolha um Chardonnay com maior acidez.

 

 

Harmonizações para Vinho Aliança Moscato 2020:

 

  • Carnes: frango, peru e pato, peixes e frutos do mar.

  • Queijos: brie e camembert, emmental e gouda, gorgonzola e roquefort.

  • Sobremesas leves: bolo, panna cotta, torta de maçã e sorvete de creme.

 

 

Harmonizações para Vinho Aliança Pinot Noir 2020:

 

  • Carnes: bovinas e suínas, aves grelhadas, cordeiro;

  • Pratos: bife borgonhesa e coq au vin;

  • Queijos: de cabra, brie, camembert, gorgonzola e roquefort;

  • Pratos vegetarianos: risoto de cogumelos, vegetais assados e pizza com queijo.

 

Viva o melhor verão da sua vida com os vinhos Aliança 

 

Aproveite o seu verão da melhor forma com os vinhos Aliança como sua companhia. Conheça as melhores opções de vinhos de verão da Aliança:

 

Vinho Aliança Chardonnay 2020

 

Este Chardonnay é um vinho branco seco fino e refrescante, com paladar jovem e tostagem leve. Ele permaneceu em barricas de carvalho americano por três meses, o que agrega volume de boca, com aromas ainda mais expressivos.


 

Além disso, esse exemplar possui grande potencial aromático, com aromas de frutas de polpa

branca, abacaxi em calda e toques de coco.

 

Vinho Aliança Moscato 2020

 

As uvas que compõem esse exemplar de Moscato foram colhidas manualmente. Desse modo, seu sabor e sua qualidade se mantiveram preservados. O vinho tem aromas florais, cítricos e mel. 

 

Este exemplar também esteve em barricas de carvalho americano, mas por 30 dias. Como resultado, seus sabores foram aguçados e seu paladar se tornou mais equilibrado, persistente e refrescante.

 

Vinho Aliança Pinot Noir 2020

 

Essa é uma opção de vinho tinto porém leve, refrescante e bom para acompanhar o verão. As uvas deste exemplar de Pinot Noir também foram colhidas de maneira manual, o que garantiu a sua qualidade, seu sabor, aroma e seus taninos delicados e firmes. 

 

Este vinho foi envelhecido em barricas de carvalho francês e americano por três meses. Além disso, possui aromas de frutas vermelhas como amoras 

 

Gostou de saber mais sobre os vinhos de verão e como harmonizá-los? Aproveite para conhecer as opções de rótulos da Aliança.