Suco de uva Aliança: das nossas famílias para a sua

Suco de uva Aliança: das nossas famílias para a sua

Você já conhece o suco de uva Aliança, toda sua história e sua preocupação em oferecer o melhor produto ao consumidor? Neste post, contamos toda a história!

 

Quem experimenta um copo de suco de uva Aliança talvez desconheça toda a história e conquistas que esse líquido tão gostoso, e benéfico à saúde, carrega consigo.

 

A Cooperativa Nova Aliança, que produz o suco de uva Aliança, tem uma experiência sólida, com quase 90 anos  de cooperativismo. Atualmente, ela conta com aproximadamente 700 famílias associadas, que se dedicam ao máximo para manter pequenas propriedades, seguindo a tradição trazida pelos imigrantes italianos.

 

E esse é apenas o começo da história desta Cooperativa, formada por produtores dedicados, que se destaca a cada dia pelos produtos que gera.

 

Neste blog post, você irá conhecer toda sua biografia, seus valores, além da importância da agricultura familiar, que é a base dos produtores associados.

 

Além disso, apresentaremos os benefícios que a estrela do suco de uva Aliança oferece à saúde das pessoas. Continue a leitura para descobrir tudo isso e muito mais!

 


Incentivo à agricultura familiar

 

A agricultura familiar é 100% responsável pela produção do suco de uva Aliança. E isso é motivo de orgulho para toda a Cooperativa. 

 

Como falamos no início, contamos com mais de 700 associados . São homens e mulheres do campo que, com sua família,  plantam e colhem com muito carinho e atenção, para levar até sua mesa um suco de uva saboroso e totalmente integral.

 

Por falar em agricultura familiar, não podemos nos esquecer das pessoas que são responsáveis por cerca de 70% da produção de alimentos do país. Esse setor é reconhecido por gerar mais oportunidades de trabalho do que a agricultura empresarial.

 

Como o próprio nome diz, a agricultura familiar tem nos membros da família sua principal mão de obra e gestão. O solo é o maior patrimônio dos produtores e, por isso, se preocupam muito com a sustentabilidade do meio ambiente.

 

A relação harmoniosa do homem com a terra é levada a sério, já que a agricultura familiar se preocupa em retirar o sustento do campo, sem que para isso sejam prejudicados os recursos naturais. Esse cuidado é o que irá garantir também a continuidade das próximas gerações.

 

Os agroquímicos, tão usados para aumentar a produção em grandes fazendas, por exemplo, são considerados substâncias que poluem o meio ambiente e prejudicam a saúde humana e animal.

 

O maior desafio, nesse caso, está no desenvolvimento de certas atividades sem interferir ou prejudicar os recursos naturais. No entanto, nos últimos anos, boas práticas vêm sendo adotadas, para o bem e preservação da natureza.

 

Quando falamos sobre agricultura familiar também cabe lembrar de seu importante papel na sustentabilidade econômica. No Brasil, mais de quatro  milhões de famílias são agricultoras, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Conforme o último Censo Agropecuário, a agricultura familiar é considerada a atividade principal da economia de municípios com até 20 mil habitantes. Além disso, é fonte de renda para 40% da população brasileira, conta com mais de 70% das ocupações de trabalho e corresponde a 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

 

Com a chegada da tecnologia ao campo, as expectativas são ainda maiores. A partir do  uso de equipamentos e dados, espera-se melhorar ainda mais a produtividade, a qualidade dos produtos, gerar redução dos custos de produção e aumentar a renda dos produtores.

 

Outro ponto que merece nossa atenção, em relação à agricultura familiar, é a qualidade dos alimentos entregues pelos pequenos produtores, como as uvas que são utilizadas para fazer o suco de uva Aliança.

 

O cultivo de alimentos orgânicos contribui para uma dieta saudável, colaborando para novos hábitos alimentares. Por falar nisso, na última década movimentos que exaltam o consumo de comidas sem agrotóxicos e menos industrializadas vêm ganhando cada vez mais força.

 

Podemos usar como exemplo disso o movimento slow food, oposto ao fast-food, que tem como princípio encontrar prazer na alimentação e o consumo de produtos mais artesanais.

 

Outro bom exemplo é o suco de uva Aliança, que é 100% fruta, sem a utilização de aditivos. Ou seja, ao bebê-lo você está consumindo um produto que só beneficia sua saúde!

 


Uma reunião de várias pessoas, valores e histórias

 

Você sabia que a Cooperativa Nova Aliança, que produz o suco de uva Aliança, reúne cinco tradicionais cooperativas vitivinícolas da Serra Gaúcha em um único lugar? 

 

Ela conta com a experiência e solidez da Cooperativa Aliança e a Cooperativa São Victor, de Caxias do Sul, a Cooperativa São Pedro e a Cooperativa Santo Antônio, de Flores da Cunha, e a Cooperativa Linha Jacinto, de Farroupilha.

 

Muito mais do que a união de cooperativas, essa relação uniu várias famílias em uma grande única. O resultado foi a mobilização de pessoas, valores e histórias para formar um negócio benéfico para toda uma região.

 

Fazem parte de nossos valores:

 

  • Cooperação;
  • Ética;

  • Credibilidade;

  • Transparência;

  • Responsabilidade;

  • Compromisso;

  • Comprometimento;

  • Respeito;

  • Inovação;

  • Qualidade;

  • Sustentabilidade;

  • Satisfação;

  • Prudência.

 

E princípios:

 

  • Ética, credibilidade e transparência em todas as suas ações;

  • Comprometimento para uma gestão profissional; 

  • Inovação e qualidade em processos, serviços e produtos; 

  • Clientes cada vez mais satisfeitos;

  • Prudência na condução e na busca da solidez do negócio.

 

A missão da Aliança é semear um futuro de oportunidades e desenvolvimento, com o propósito de ser referência em seus segmentos de atuação e reconhecida pela atitude cooperativa e resultados alcançados.

 

Da mesma forma, a Cooperativa preza por oferecer sucos de uva de qualidade, por meio  de processos modernos que extraem o que há de melhor da fruta durante todas as etapas de produção.

 


Os melhores locais para o cultivo de videiras

 

As uvas do suco de uva Aliança são produzidas em regiões com distintas características, que oferecem o melhor para o cultivo de videiras – Serra Gaúcha, Encruzilhada do Sul, Sudeste e Campanha Gaúcha.

 

A Cooperativa possui uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva da América Latina. Além do suco de uva Aliança, também são produzidos excelentes vinhos e espumantes, premiados em diversas categorias.

 

Por falar em uva, você sabia que o Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional da fruta? Ele é responsável por cerca de 50% da produção no país. 

 

São cultivadas no estado 138 variedades de uva, entre vitis viníferas, destinadas para a produção de vinhos finos;  e uvas americanas e híbridas, destinadas à produção de sucos e vinhos de mesa. Dessas, 30 são responsáveis por 95% da área total de cultivo e duas delas, Isabel e Bordô, representam 49% da área estadual.

 

Em um período de 20 anos, a área plantada de uvas no Rio Grande do Sul quase dobrou de tamanho. A informação é do Cadastro Vitícola do estado. 

 

A viticultura já está presente em 27 das 35 microrregiões gaúchas e ocupa uma área de aproximadamente 40 mil hectares de vinhedos, de acordo com dados registrados em 2015. Isso representa quase o dobro em comparação aos pouco mais de 21,5 mil hectares que eram plantados em 1995, quando a cultura estava presente em apenas 11 microrregiões gaúchas.

 

Na última década, a produção de uva para suco vêm ganhando força no estado, impulsionada principalmente pela demanda crescente do suco integral, pronto para beber. Segundo especialistas, isso ocorre por alguns motivos, entre eles a preferência do consumidor pelo sabor da fruta, a busca por alimentos com apelo à saúde e a baixa concorrência com produtos importados.

 

Dentre os vários tipos de uva, a Bordô e a Isabel são as mais utilizadas para a produção de suco, como é no caso do suco de uva Aliança.

 

A uva Bordô apresenta uma excelente coloração, é de fácil adaptação, boa produtividade e resistente a doenças.

 

Já a uva Isabel é responsável pelo maior volume de suco da fruta produzido no Brasil, devido à grande disponibilidade de matéria-prima. Tem características como bom rendimento em mosto, adequada relação açúcar/acidez, aroma e sabor agradável. 

 

Uma curiosidade sobre a uva Isabel: ela tem esse nome em homenagem à americana Isabella Gibbs, que iniciou o cultivo nos Estados Unidos no início do século 19.

 


Suco de uva com certificação internacional

 

Em 2019, o suco de uva Aliança recebeu duas estrelas no Superior Taste Award, promovido pelo International Taste Institute, líder mundial na avaliação e certificação de alimentos e bebidas, com sede em Bruxelas, na Bélgica.

 

O suco obteve aprovação de mais de 80% dos degustadores, que fizeram o teste às cegas. Cerca de 200 renomados chefs, alguns deles com estrelas Michelin, e sommeliers de diversas partes da Europa participaram da prova.

 

Um resultado importante, tendo em vista que o concurso recebeu amostras de quase uma centena de países. Essa é a primeira vez que um suco de uva do Brasil recebe essa certificação. O Superior Taste Award acontece desde 2005 e tem o objetivo de atestar a qualidade de produtos alimentares e bebidas.

 

O suco de uva Aliança é elaborado a partir das melhores uvas das variedades americanas Isabel e Bordô e não contém adição de açúcar e água, sendo 100% fruta. A linha de suco orgânico, por exemplo, é livre de defensivos agrícolas e conservantes. Esta filosofia é a garantia real de sustentabilidade!

 

O suco recebe todo o cuidado desde o vinhedo até o envase. Todas as etapas de produção e elaboração são testadas, registradas e certificadas por meio de rigorosas análises realizadas pela Ecocert Brasil - maior certificadora de produtos orgânicos do mundo. As medidas visam garantir a pureza de um produto verdadeiramente orgânico.

 


Benefícios que a uva proporciona à saúde

 

Se você gosta do suco de uva Aliança, saiba que está consumindo uma fruta que é muito benéfica à saúde. Além de ser rica fonte de carboidratos, importantes para o fornecimento de energia para o corpo, encontramos na uva vitaminas C, do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio. Os tipos mais escuros possuem ação antioxidante, ou seja, combatem os radicais livres e também são anticancerígenos. 

 

Em sua casca encontramos uma substância cardioprotetora chamada resveratrol, que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose. Mas os benefícios não param por aí! Confira:

 


É anti-inflamatória

 

Quando não controlada, a inflamação aumenta o risco de quase todas as doenças crônicas, como diabetes tipo 2, por exemplo. Nesse caso, o consumo de uva pode ser um aliado para reduzir a inflamação, já que ela possui compostos anti-inflamatórios naturais que atenuam o problema em nível celular.

 


É amiga do coração

 

A uva é considerada cardioprotetora, ou seja, seus compostos ajudam a regular a pressão arterial, reduzem a inflamação do estresse oxidativo, melhoram o fluxo sanguíneo e protegem o sistema vascular.

 

No que diz respeito à prevenção de doenças cardiovasculares, o suco de uva aumenta o HDL (lipoproteína de alta densidade), diminuindo com isso o LDL (lipoproteína de baixa densidade) no sangue. 

 

Enquanto o LDL tende a depositar-se nas artérias, o HDL ajuda a remover aquele já depositado, reduzindo o risco de arteriosclerose e de infarto. Esse efeito ocorre devido ao fato de que as substâncias fenólicas da fruta impedem a oxidação de lipídios poli-insaturados, os quais são componentes das LDL’s.


Fortalece o sistema imunológico

Nosso sistema imunológico é formado por um conjunto de células que têm a função de manter a defesa do corpo, protegendo o organismo de doenças causadas pelos invasores, como os vírus. E a uva possui ativos que contribuem diretamente no fortalecimento desse sistema.
Deixa o cérebro turbinado

 

Os polifenóis que existem na uva realizam um papel na sinalização de neurotransmissores e contribuem para diminuir o risco de oxidação prejudicial, os dois estão ligados a um menor risco de declínio cognitivo cerebral.

 

Estudos feitos na Suíça apontaram que o composto ajuda no combate das placas e radicais livres que podem prejudicar o cérebro e, potencialmente, causar a doença de Alzheimer.

 

Melhora a pele

 

O resveratrol, presente na casca da uva, é uma poderosa substância antioxidante que combate os radicais livres e atua na prevenção do envelhecimento precoce. Além disso, por ter em sua composição mais de 80% de água, a fruta também ajuda na hidratação da pele.

 

Diminui o risco de diabetes

 

Embora tenha muita frutose (açúcar que vem da fruta), a uva possui um baixo índice glicêmico, o que contribui para impedir o pico de insulina no sangue.

 

Ajuda a prevenir o câncer

 

O flavonoide, outro antioxidante presente na uva, combate a oxidação das células em nosso corpo. Estudos indicam a conexão da redução do risco de certos tipos de câncer com o aumento do consumo de flavonoides.

 

Serve como um antidepressivo natural

 

A uva apresenta altas concentrações de vitamina B, que é uma das maiores responsáveis pela saúde emocional e mental do ser humano. Logo, o consumo do suco de uva, como o suco de uva Aliança, por exemplo, é muito indicado para afastar o mau humor, atuando como um antidepressivo natural.

 

Boa fonte de vitaminas e minerais

 

A uva é rica em vitaminas, dentre elas a A, B, C, E e K. Cada um desses micronutrientes são essenciais para o funcionamento do nosso corpo. 

 

Por exemplo, a vitamina A é fundamental para a renovação celular, visão e formação e preservação dos dentes. Já a tipo E tem ação antioxidante e age na cicatrização e na formação de hormônios. 

 

No caso da vitamina C, ela é importante para o funcionamento do nosso sistema imunológico, protegendo o organismo contra doenças. E a do tipo K, contribui para a circulação e coagulação do sangue, beneficiando o sistema circulatório e o funcionamento do coração.

 

No interior da uva encontramos ainda o magnésio, um mineral que desempenha várias tarefas no corpo humano. Ele tem ação antioxidante e combate os radicais livres. Além disso, atua em nossos músculos de forma geral, inclusive no coração e nos vasos sanguíneos.

 

Para aproveitar ao máximo todos os benefícios da fruta, o ideal é consumir um copo de suco de uva Aliança concentrado por dia. A indicação, para absorver melhor suas propriedades, é ingeri-lo sempre sozinho e nos intervalos entre as refeições, evitando a formação de gases decorrentes de sua digestão rápida.

 

Viu quantos benefícios esta fruta pode oferecer para sua saúde? E ao beber o suco de uva Aliança você pode ter certeza que ele é fabricado dentro de todas as normas exigidas pelas autoridades. A Cooperativa investiu fortemente em tecnologia e em infraestrutura para cumprir os padrões exigidos nos processos de produção.

 

Além disso, a Aliança está sempre em busca de novidades e atenta às demandas do mercado, sem abrir mão dos seus princípios de cooperação e desenvolvimento sustentável. Conheça você também!