É muito comum ouvirmos falar sobre alimentos com fibra e a importância que esse composto tem para a nossa saúde. Afinal, estamos falando de algo que ajuda a manter o bom funcionamento de diversas partes do organismo, como o sistema digestivo, cardiovascular e até mesmo o cerebral.
No entanto, nem todo mundo sabe o motivo que faz com que as fibras sejam tão importantes para o nosso bem-estar. E mais: muitas pessoas não conhecem alimentos que são ricos neste composto.
Nesse artigo, vamos te mostrar algumas opções deliciosas de alimentos com fibras para você adicionar em sua dieta.
Siga a leitura e saiba mais!
O que são fibras alimentares?
Antes de conhecermos melhor sobre os alimentos ricos em fibra, é fundamental entendermos o que, de fato, é esse nutriente tão importante para a nossa saúde.
Em poucas palavras, as fibras alimentares são carboidratos não digeríveis e presentes em alimentos originados de vegetais. Dessa forma, podemos dizer que elas resistem ao processo de digestão e absorção intestinal.
As fibras alimentares são divididas em dois grupos: solúveis e insolúveis. Confira as principais características de cada grupo.
-
Solúveis: caracterizadas por uma capacidade enorme de retenção líquida, o que origina um tipo de gel em nosso trato digestório.
-
Insolúveis: já as fibras desse grupo pertencem a uma estrutura de células vegetais. Elas estão localizadas normalmente em camadas exteriores de cereais integrais, verduras e legumes.
Quais os benefícios das fibras para a saúde?
Como citamos acima, as fibras contam com propriedades que auxiliam ativamente no tratamento de diversos órgãos de nosso corpo. Mas falando de maneira mais específica, quais são os benefícios que elas trazem para as nossas vidas?
Abaixo, separamos algumas vantagens de adotar as fibras alimentares em seu cardápio. Confira!
Regulam os níveis de açúcar no sangue
Alimentos que contam com abundância em fibras solúveis potencializam o uso do carboidrato em nosso organismo, tornando a absorção e transformação da comida em glicose mais lenta. Como consequência, temos um equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.
Além disso, as fibras também promovem a diminuição do colesterol e da pressão arterial, reduzindo chances de problemas cardiovasculares como AVC, hipertensão e infarto.
Melhoram o funcionamento do intestino
Um outro órgão muito beneficiado pelo consumo de fibras alimentares certamente é o intestino. Inclusive, esses compostos geralmente funcionam como uma das principais formas de tratar problemas como constipação intestinal.
Isso ocorre devido ao fato das fibras insolúveis aumentarem o volume fecal, agindo também no impulsionamento da motilidade intestinal pela distensão do cólon.
No caso das fibras solúveis, elas auxiliam na captação da água, passando pelo processo de fermentação no trato gastrointestinal. Como consequência, há o desenvolvimento de bactérias benéficas responsáveis por dinamizar o funcionamento do trânsito intestinal e frequência de evacuações.
Auxiliam na perda de peso
O motivo mais significativo que faz com que as pessoas ganhem peso é certamente o hábito de comer em grandes quantidades entre curtos espaços de tempo. Mas afinal, o que as fibras atuam nesse contexto? Sabe aquela famosa expressão “estou cheio” que falamos após uma boa refeição? Isso se chama saciedade.
As fibras alimentares atuam na estimulação da saciedade, visto que refeições ricas nesse nutriente são processadas mais devagar, o que contribui diretamente com o atraso do esvaziamento gástrico.
Dessa maneira, uma pessoa que consome fibras alimentares em uma refeição terá a sensação de saciedade por mais tempo, impactando na redução de ingestão alimentar.
São aliadas do coração e do sistema imunológico
O sistema imunológico é um dos grandes beneficiados pelas fibras alimentares. A ingestão desse composto atua diretamente no crescimento de possíveis bactérias patogênicas, essenciais para fortalecer a nossa imunidade.
Além disso, o coração também sai ganhando, visto que as fibras reduzem consideravelmente as chances de doenças cardiovasculares se desenvolverem.
Contribuem para a saúde mental
Segundo estudos científicos recentes, danos intestinais podem potencializar o risco de problemas psicológicos, mentais e cerebrais. Isso ocorre pelo fato de que o intestino tem uma ligação direta com o cérebro.
Em outras palavras, porque as fibras alimentares auxiliam na saúde intestinal, o seu cérebro está mais protegido de eventuais doenças.
Anote alguns alimentos ricos em fibras para incluir na dieta
Agora que conhecemos melhor as fibras alimentares e como elas auxiliam em nossa saúde, podemos dar um passo adiante para descobrir alguns alimentos ricos no composto.
Confira abaixo opções para você adicionar em sua dieta!
Aveia
Geralmente, a aveia é um dos primeiros alimentos que chegam em nossa cabeça quando escutamos falar sobre fibras alimentares.
Essa associação quase imediata, por sua vez, é muito justificada, afinal, a aveia e seus derivados realmente são riquíssimos em fibras. Como resultado dessa abundância, o alimento trabalha ativamente em melhorias no trânsito intestinal. Além disso, a aveia contribui para a redução do colesterol ruim em nosso sangue.
Por fim, outro benefício da aveia é que você pode comê-la das mais diversas maneiras, como vitaminas, mingaus, acompanhando frutas, etc.
Cenoura
A cenoura é um alimento que contribui bastante tanto para a sua saúde quanto para fins estéticos, mostrando-se como uma opção muito completa para você adicionar em seu cardápio.
Por ser um legume rico em betacaroteno, a cenoura ajuda a dar aquela estética bronzeada e mais vívida para a sua pele. Além disso, ela também conta em sua composição com abundância em vitaminas, minerais e fibras, o que ajuda muito no processo digestivo.
Feijão carioca
Sim, estamos falando de um verdadeiro tesouro e patrimônio brasileiro, um alimento que é a cara do Brasil e querido de norte ao sul do país. No entanto, você sabia que o feijão é riquíssimo em fibras?
Presente diariamente nas mesas de famílias de todo o Brasil, o feijão, além de ser rico em fibras, também conta com muito ferro em sua composição. A junção desses dois nutrientes resulta em uma potente proteção contra doenças como a anemia, por exemplo.
Uva
Sem sombra de dúvidas, a uva é uma das frutas mais nutritivas que existem. Afinal, ela conta com grandes concentrações de vitamina A, B, C, K, resveratrol, magnésio e, é claro, fibras em sua composição. Como resultado, temos melhorias consideráveis na saúde do seu sistema digestivo e cardiovascular.
E existem diversas formas de consumir essa fruta. O suco de uva, por exemplo, é uma das mais populares. Quando a bebida ingerida conta com 100% da uva, todos os nutrientes citados acima permanecem ativos.
Folhas verdes
É muito comum associarmos folhas verdes como o alface, couve, rúcula, acelga, agrião, espinafre e brócolis, por exemplo, com alimentos saudáveis. Essa fama procede, visto que as hortaliças realmente contam com nutrientes positivos para a sua saúde.
Além dessas folhas serem ricas em fibras, elas também auxiliam a fornecer a já citada saciedade, contribuindo também para a redução de peso.
Ameixa
A ameixa é um verdadeiro curinga para tratar problemas de intestino, resultando em muitos benefícios para o pleno funcionamento do trânsito intestinal.
Além de contar com o efeito laxante, a ameixa também é riquíssima em vitaminas A, C, K e complexo B.
Linhaça
Por fim, as sementes de linhaça mostram-se uma opção muito viável tanto para tratamentos intestinais quanto cardiovasculares. Sendo assim, seu consumo ajuda ao mesmo tempo a prevenir doenças de estômago e coração.
Além de ser rica em fibra, a semente de linhaça também conta com abundância em ômega 3, 6 e 9, nutrientes responsáveis pelo fortalecimento do cérebro e redução de inflamações. Esse é um outro alimento para ser consumido de diversas maneiras, podendo ser colocado em pães ou por cima das refeições, por exemplo.
Suco de uva Aliança: 100% fruta para garantir o máximo de fibras
Como vimos nesse texto, as fibras são excelentes aliadas de nossa saúde, atuando diretamente no funcionamento intestinal e cardiovascular do organismo. Como se não bastasse, ela consequentemente também contribui para prevenir patologias cerebrais. Quer coisa melhor?
Sendo assim, que tal rever suas refeições e adicionar mais alimentos ricos em fibra no dia a dia?
Para começar, conheça o suco de uva Aliança! Ele possui 100% da fruta em sua composição, aliando um delicioso sabor com todos os nutrientes possíveis que a uva pode oferecer para o seu organismo.
Acesse o link e conheça os nossos produtos!