100%, néctar ou orgânico? Conheça os tipos de suco de uva!

100%, néctar ou orgânico? Conheça os tipos de suco de uva!

Ele é saboroso, tem uma cor que chama a atenção e ainda oferece muitos benefícios a nossa saúde. O suco de uva é uma das bebidas mais completas do mercado e em um único copo estão presentes vários nutrientes benéficos para o corpo.

 

Mas nem todo suco que diz ser de uva realmente o é. Por isso, neste post, além de apresentarmos as vantagens dessa deliciosa bebida, iremos explicar qual a diferença entre suas versões. Dessa forma, ficará muito mais fácil identificar a melhor opção para a sua saúde.

 

Boa leitura!

 

Suco de uva e seus benefícios para o corpo

 

A busca por uma vida mais saudável vem aumentando a procura por suco de uva nas prateleiras dos supermercados. E isso não é apenas uma coincidência: o suco de uva é uma bebida que oferece vários benefícios para a saúde.

Em um copo de suco podemos encontrar:

 

  • Água: compõe a maior parte da fruta, sendo extraída do solo pelas raízes e armazenadas nos bagos;

  • Açúcar natural da fruta: os principais açúcares são a glicose e a frutose – facilmente digeridos pelo nosso organismo;

  • Ácidos orgânicos: é responsável pelo sabor ácido da fruta e tem o poder bactericida no corpo;

 

  • Compostos fenólicos: encarregado pela cor do suco de uva tinto, incluindo também o tanino;

 

  • Minerais: contém potássio, magnésio, manganês, cálcio, sódio, ferro, fosfatos, sulfatos e cloretos. No corpo humano, os minerais estão presentes na estrutura dos ossos, do sangue e dos nervos;

 

  • Pectina: fibra solúvel com poder geleificante; contribui para a viscosidade do suco de uva.

 

  • Substâncias nitrogenadas: são importante fonte de aminoácidos e suprem as necessidades diárias desse nutriente;

 

  • Vitaminas: complexo B (tiamina, riboflavina, niacina e inositol) e ácido ascórbico (vitamina C).

 

Todas essas substâncias estão naturalmente presentes na casca da uva e são mantidas durante a produção da bebida.

 

Além disso, o suco de uva favorece o sistema imunológico e as funções hepáticas, ajuda a perder peso e é um antidepressivo natural. Mas, os seus benefícios não param por aí. Confira:

 

É amigo do coração

 

O consumo de suco de uva pode ajudar a reduzir o colesterol ruim (HDL), além de atuar na circulação do sangue. Seus fitonutrientes também contribuem para controlar a pressão arterial, prevenindo doenças ligadas ao coração como infarto e derrame, por exemplo.

 

Deixa sua pele mais bonita

 

Os antioxidantes presentes na uva ajudam a manter a pele jovem e bonita por mais tempo. Isso ocorre porque esses agentes previnem o envelhecimento das células, responsáveis por causar rugas e marcas de expressão que aparecem conforme a idade.

 

A uva  favorece também as funções hepáticas (do fígado) e ajuda a acelerar o metabolismo, reduzindo o ácido úrico (substância produzida pelo organismo e que causa fadiga). Ah, ela  também tem poder alcalinizante, e é indicada para pessoas que consomem carne em excesso.

 

Contribui para prevenir o câncer

 

Quando aliado a uma dieta saudável, o consumo regular de suco de uva pode ajudar a prevenir o câncer de mama e de cólon. Isso ocorre porque os fitonutrientes e antioxidantes da uva contribuem para a diminuição do desenvolvimento das células cancerígenas.

 

Beneficia a memória

 

Os antioxidantes presentes na uva, em especial o resveratrol, auxiliam  diretamente o nosso cérebro. Eles são capazes de reforçar a atividade cerebral, aumentando a capacidade cognitiva e prevenindo dessa maneira o Mal de Alzheimer, por exemplo.

 

Reduz a enxaqueca

 

O suco de uva também é excelente para combater aquelas dores de cabeça insistentes, principalmente para as mulheres durante o período menstrual. O motivo disso é que os nutrientes da fruta ajudam a transportar o oxigênio para as células, reduzindo as crises.

 

Mantém os olhos saudáveis

 

Os antioxidantes presentes na uva contribuem para manter os olhos saudáveis, pois diminuem os riscos de oxidação e perda da visão. O consumo do suco de uva também auxilia na prevenção da degeneração macular e da catarata.

 

A vantagem do suco de uva é que ele pode ser consumido pela maioria da população. A quantidade indicada é a de um copo por dia (200 a 300  ml).

 

Gostou de saber quantos benefícios o suco de uva proporciona ao nosso corpo? Então, é hora de ir ao mercado!

 

O problema é que a quantidade de opções disponíveis na prateleira pode confundir mais do que ajudar na escolha do suco. É por isso que a Vinícola Aliança quer ajudar você a entender as diferenças entre os sucos de uva.

 

Você sabia, inclusive, que existe um decreto que estabelece a classificação de bebidas não alcoólicas? Estamos falando do Decreto n° 6.871 de 2009, feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

A definição de suco, segundo o artigo, é uma bebida não fermentada feita a partir de uma fruta, ou mesmo de um vegetal. Além disso, não é concentrada e não diluída que pode, ou não, ter adição de açúcar.

 

Conheça cada tipo de suco de uva

Suco de uva 100%

Não é sempre que a gente encontra a fruta fresquinha para fazer um suco, não é mesmo? Sem falar que, com a correria do dia a dia, fica difícil parar as atividades que estamos fazendo para bater a uva, coar e depois lavar o liquidificador.

 

Nessa situação, uma opção saudável e muito nutritiva é recorrer ao suco de uva 100% , produzido apenas com a polpa da fruta. Esse tipo de suco não possui conservantes, aditivos e açúcar. É produzido com a fruta e nada mais.

 

No caso do suco de uva, sua composição é a mais próxima do vinho. Ou seja, você vai ter todas as propriedades funcionais da uva, mas sem precisar beber algo alcoólico.

 

Néctar

 

O néctar tem em sua composição entre 20% e 50% da polpa da fruta. Ou seja, para completar a quantidade da bebida são utilizados água e açúcar. Alguns possuem também corantes, conservantes e outros aditivos para corrigir o sabor.

 

Orgânico

 

O suco de uva orgânico é feito com a fruta cultivada sem defensivos agrícolas. Ele pode ser 100% uva  (como é o caso do suco da Vinícola Aliança) ou néctar.

 

O suco de uva orgânico Vinícola Aliança, por exemplo, é produzido a partir das variedades Isabel e Bordô. Ele não tem adição de água, açúcar e é livre de defensivos agrícolas  e conservantes. 

 

O suco recebe todo o cuidado desde o vinhedo até o envase. Todas as etapas de produção e elaboração são testadas, registradas e certificadas através de rigorosas análises realizadas pela Ecocert Brasil, que visa garantir a pureza de um produto verdadeiramente orgânico.

 

Características das uvas Isabel e Bordô

A uva Isabel, utilizada no suco de uva Vinícola Aliança, é o tipo mais plantado no Brasil, ocupando quase metade das videiras. Seu nome é em homenagem à americana Isabella Gibbs, que iniciou o cultivo da fruta  nos Estados Unidos no início do século 19.

 

Por ser uma uva com bom potencial de produção de açúcar, é excelente para a fabricação de geleias, sucos e vinhos, mas também pode ser consumida in natura.

 

Seu cacho é pequeno, sendo bastante frágil no transporte. Além disso, em determinado período do ano, ela perde todas as suas folhas.

 

Outra uva utilizada nos sucos Vinícola Aliança é a Bordô. De origem americana, essa uva chegou ao Brasil em 1872 com o destino para consumo de mesa e fabricação de vinhos. Atualmente, é cultivada em todo o país, sendo uma das variedades mais importantes nas videiras do Rio Grande do Sul e na região Nordeste.

 

Sua fácil adaptação a diversas condições climáticas e resistência a doenças fúngicas contribuíram para sua expansão, já que é facilmente cultivada. 

 

A uva Bordô tem cor intensa, em tons de violeta. Seu gosto também é marcante, apresentando inclusive uma sensação de amargor na boca. Por isso, é incomum seu consumo in natura, sendo mais utilizada na produção de sucos e vinhos.

 

O equilíbrio entre o teor de açúcar e acidez é que faz um suco de uva ser de boa qualidade. Os sucos de origem europeia, por exemplo, são neutros. Já os elaborados a partir de uvas americanas, como é o caso da Isabel, são muito ricos em aromas e sabor. 

 

Por essa razão, os sucos produzidos no Brasil são tão apreciados, pois apresentam o equilíbrio perfeito para a bebida.

 

Por conter diversas vitaminas e minerais, o suco de uva é uma ótima opção para pessoas de qualquer idade, que desejam um estilo de vida mais saudável. É só escolher o seu tipo preferido e se deliciar!

 

Ah, e para ajudar você a consumir o melhor suco de uva, temos algumas dicas:

 

  1. Fique de olho na marca: compre de vinícolas conhecidas, não levando em conta apenas o preço. Isso porque para produzir uma bebida de qualidade, e dentro das normas estabelecidas, as empresas devem seguir uma série de requisitos. Por isso, para levar o melhor para sua casa, o indicado é comprar produtos de marcas confiáveis.
  2. Leia o rótulo atentamente: ele pode dizer muito sobre o suco que você deseja tomar. Procure informações como:

 

  • data de fabricação;
  • prazo de validade;
  • composição;
  • peso líquido;
  • carimbos de inspeção;
  • origem do produto;
  • restrições alimentares – se houver alguma.
  • Lacre não pode estar violado: avalie o estado da tampa, verificando se está firme, sem sinais de violação ou indício de ferrugens.

 

Consumo de suco de uva no Brasil

 

O suco de uva conquista mais adeptos a cada ano. De 2004 para cá percebeu-se um aumento em escala exponencial. Muito disso se deve ao fato de o consumidor estar buscando produtos mais saudáveis, se atentando mais aos rótulos e composição deles. Mesmo que paguem um pouco mais, ele escolhe algo de maior qualidade para beber.

 

Um exemplo disso está na quantidade de uvas processadas para suco. Em 2004, 78% da fruta processada no Rio Grande do Sul viravam vinho, e apenas 22% eram transformadas em suco. Hoje, essa porcentagem já inverteu, no caso das uvas americanas e híbridas - para o suco vão 54% da colheita e para o vinho 46%.

 

Em uma década – 2008 a 2018 – as vinícolas gaúchas mais do que dobraram as vendas do suco de uva. A quantidade de litros comercializados passou de 123 milhões para 282 milhões anuais, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Isso significa que houve uma expansão de 128% no período. A versão do suco de uva é a campeã de vendas.

 

O Rio Grande do Sul é responsável por produzir 90% de todo o suco de uva do país, sendo que a maioria das fábricas está localizada na região serrana. Uma delas é a Nova Aliança, na cidade de Flores da Cunha. Em 2018, a Cooperativa produziu em torno de 23 milhões de litros da bebida de uva, responsável por 60% da produção e 60% do faturamento dela.

 

Os principais destinos do suco de uva produzido em solo gaúcho são as regiões Sul e Sudeste. Porém, a expectativa dos produtores é que a comercialização se expanda para outros lugares, como o Norte e Nordeste. O consumo do suco de uva no Brasil não chega a meio litro por pessoa. Ou seja, ainda existem muitos paladares a ser conquistados.

 

Seu suco de uva feito com os melhores ingredientes

 

O suco de uva Vinícola Aliança é elaborado a partir da colheita dos melhores cachos. O processamento ocorre dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade. 

 

Para se ter uma ideia da capacidade de produção, a Cooperativa possui uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva 100% da América Latina. Em seu prédio, com 24 mil metros quadrados, é possível processar até 60 milhões de quilos de uva por ano.

 

Com quase 90 anos de história, e cerca de 700 famílias associadas, a Nova Aliança utiliza os melhores ingredientes para contribuir com a saúde da sua família.

 

Sua linha de sucos de uva é feita somente com a fruta, sem adição de açúcar e conservantes. Dessa maneira, mantém as vitaminas e elementos naturais da uva - que são tão benéficos ao nosso corpo.